Home Maranhão Imperatriz Projeto da Uemasul avalia qualidade de leite e derivados na região Tocantina

Projeto da Uemasul avalia qualidade de leite e derivados na região Tocantina

Projeto da Uemasul avalia qualidade de leite e derivados na região Tocantina

Professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Sul do Maranhão, convocam produtores de leite, queijo e manteiga da região, para promover estratégias de melhoria na qualidade dos alimentos. O cadastro pode ser realizado até o fim de março.

Para receber a visita da equipe, é preciso realizar um cadastro, para que seja agendado uma inspeção. A partir disso, os discentes e docentes realizam a análise para traçar um diagnóstico da qualidade dos produtos lácteos da região Tocantina e inferir orientações técnicas, como as Boas Práticas e Fabricação (BPF) e cuidados das Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), nas propriedades.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Diego Carvalho, a ação tem o intuito de ajudar na melhoria da qualidade do leite cru, produzido e comercializado em Imperatriz e nas cidades vizinhas.

Segundo Carvalho, as visitas começam em abril e contará com a ajuda de três profissionais. “Um zootecnista, veterinário e engenheiro de alimentos vão dar dicas ao produtor de como melhorar esse leite”. Logo após a visita, há outra etapa, como explica o coordenador. “Caso o produtor de encaixe nos critérios de seleção, aí sim, nós iremos passar por uma análise do leite na universidade, que é onde vamos ter esse respaldo social”.

O Projeto é realizado juntamente com as acadêmicas Bruna Lorena e Jessy Vieira, do curso de Medicina Veterinária da Uemasul. Além da parceria com a professora Maria Alves Fontinele da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizam testes físico-químico para conferir a acidez do leite, presença de agentes externos, quantidade de gordura do leite, entre outras análises.

As ações são realizadas pelo o Núcleo de Estudos Morfofisiológicos Avançados (NEMO) da Uemasul. O objetivo do projeto é desenvolver programas e estratégias de melhoria na qualidade dos alimentos, derivados do leite, na região.

A estudante e participante do projeto, Jessy Vieira, afirma que a realização da análise é de grande valia. “Com o projeto, iremos saber como está a qualidade do leite que é consumida na nossa região. Então nós fazemos análises do leite que é vendido em Imperatriz, e também dos municípios vizinhos”.