Home Maranhão Em 2017, cinco pessoas foram mortas por violência no campo no MA

Em 2017, cinco pessoas foram mortas por violência no campo no MA

Em 2017, cinco pessoas foram mortas por violência no campo no MA

Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, o Maranhão ainda lidera o número de conflitos no campo. Somente em 2016, 13 pessoas morreram no estado e em pelo menos 75 municípios foram registradas ameaças e emboscadas a trabalhadores rurais, em um total de 400 comunidades. E no ano passado foram registradas cinco mortes no campo.

Esta semana, representantes de 53 famílias que plantavam em uma gleba de terra na região de Luís Rodrigues, discutiram a função social da terra e relataram episódios de violência que ocorriam desde outubro de 2017. Duas pessoas foram presas pelo caso, que está sendo acompanhado por entidades do movimento social e pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

A área que abrange a gleba está sendo reivindicada por uma funcionária do município onde a terra fica localizada. Os camponeses decidiram entrar com uma ação de reintegração de posse coletiva.

De volta ao local, os camponeses relembraram o que ficou para trás: casas destruídas, fornos de farinha e roças queimadas. A TV Difusora esteve acompanhando o momento. Confira: