Home Cultura Literatura Casa Josué Montello lança 1º livro do autor para jovens e crianças

Casa Josué Montello lança 1º livro do autor para jovens e crianças

Casa Josué Montello lança 1º livro do autor para jovens e crianças

Hoje (30), às 18h30,  será lançado na Casa de Cultura Josué Montello, a partir das 18h30, o livro “O Tesouro de D. José e outros contos”, do escritor maranhense Josué Montello. Lançada originalmente em 1944 e desde então distante do grande público, esta é a primeira obra do autor de “Os tambores de São Luís” dirigida para crianças e jovens leitores. Agora publicado pela editora Mercuryo Jovem com organização do escritor Wilson Marques, o aguardado livro reúne sete contos belamente ilustrados pela artista Paola Brunelli.

O lançamento da publicação faz parte das ações em homenagem aos cem anos de nascimento do escritor, realizadas no ano passado com palestras, concurso, exposições e lançamento de livros. A série de eventos foi realizada pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Sectur) por meio da Casa de Cultura Josué Montello numa parceria com a Casa do Autor Maranhense e apoio cultural da Cemar. Para este ano, quando a Casa Josué Montello festeja 35 anos de fundação, estão previstos ainda o lançamento de mais duas obras de Montello: “Janelas Fechadas”, seu primeiro romance, e o segundo volume da coletânea de crônicas sobre autores maranhenses que o escritor publicou no Jornal do Brasil entre os anos de 1966 a 1992.

Para Joseane Souza, diretora da Casa de Cultura Josué Montello, instituição voltada para a preservação e divulgação da obra do escritor, o lançamento de “O Tesouro de D. José e outros contos” tem grande importância na medida em que resgata uma obra que os leitores não tem acesso há décadas, sendo completamente desconhecida do público. “Para se ter uma ideia, a própria Casa contava apenas com uma cópia xerox da primeira e única edição do texto, lançado há mais de setenta anos”, observa Joseane.

Segundo Wilson Marques, organizador da publicação, “O Tesouro de D. José” chega em boa hora, quando a produção literária maranhense para crianças e jovens passa por um momento de crescimento e afirmação. De acordo com o escritor, “pela sua beleza e qualidade literária, esta é uma publicação que, entre outros méritos, certamente contribuirá grandemente para o fortalecimento dessa produção, que tem muito a oferecer.