Home Maranhão 300 mil pessoas passaram pelas casas de cultura do MA em 2017

300 mil pessoas passaram pelas casas de cultura do MA em 2017

300 mil pessoas passaram pelas casas de cultura do MA em 2017

Em 2017, segundo dados do Governo do Estado, cerca de 300 mil pessoas passaram pelos visitantes puderam apreciar o amplo cenário da produção cultural maranhense oferecido pelos 25 equipamentos culturais mantidos pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur).

Um dos impulsionadores do número de visitantes tem sido a facilidade de agendar pela internet o passeio, por meio do sistema Circuito de Visita Cultural, implantado desde 2016 e disponível no site da Sectur.

As mais visitadas

A Biblioteca Pública Benedito Leite, o Palácio dos Leões, a Casa do Maranhão, o Museu Casa de Nhozinho, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e o Centro de Pesquisa e História Natural e Arqueologia do Maranhão estão entre as casas mais visitadas. Só a Biblioteca recebeu mais 100 mil visitantes em 2017 e as demais registraram média em torno de 40 mil visitas ao ano.

Um conjunto amplo e diversificado de atrações pode ser encontrado nas casas de cultura do Maranhão. Espaços como Centro de Cultura Popular, Museu Casa de Nhozinho e Casa do Maranhão mantém um rico acervo das mais variadas expressões da cultura popular.

A Biblioteca Benedito Leite, a segunda mais antiga do país, possui um amplo acervo formado por obras raras e a mais completa coleção de jornais maranhenses. Desenvolve projetos de incentivo à leitura, acessibilidade em bibliotecas públicas, entre outros.

Outro programa para levar a família e conhecer um pouco mais da história e cultura do Maranhão são os museus Histórico e Artístico, Arte Sacra, Palácio dos Leões e Convento das Mercês. São casas que oferecem  exposições e mostras permanentes apresentando ao visitante diversas coleções de mobiliário, pintura, escultura, documentos, fotografias e gravuras.

No Palácio dos Leões um serviço gratuito de foto instantânea foi instalado num totem para que o visistitante registre o seu momento durante a visita ao museu. As fotos são entregues para cada integrante que levam pra casa uma lembrança da visita.

O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia possui espaço interativo que retrata a história das etnias que originaram o povo maranhense, além de exposição com peças de cerâmicas, artefatos pré-coloniais, objetos de usos dos povos indígenas.

Agendamento online

Pelo sistema Circuito de Visita Cultural é possível agendar somente grupos de visitantes. O sistema compreende 18 equipamentos divididos em oito circuitos pré-definidos. Ao realizar o agendamento online, basta escolher o circuito, dia, horário e número de pessoas incluídas na visitação. Para agendar as visitas é só acessar o site da Sectur ou ir direto no link cultura.ma.gov.br/circuitocultural.

Informações sobre todos os equipamentos culturais podem ser encontradas no site da Sectur. Um breve histórico das casas, além de horários de visita, endereço, site e contatos podem ser acessados no www.sectur.ma.com.br.