Home Cultura Mostra ‘Resumo’ aborda questões do feminino

Mostra ‘Resumo’ aborda questões do feminino

Mostra ‘Resumo’ aborda questões do feminino

Nesta quarta-feira (17), será inaugurada a exposição Resumo, da artista visual Marlene Barros. A abertura terá início às 19h, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (rua Grande, Centro), em São Luís (MA).

A mostra apresenta 15 esculturas, 15 telas e instalações que mostram como a artista sempre trabalhou o volume na escultura e na pintura, nas quais o gesto deixa transparecer uma tridimensionalidade quase lírica, mas sempre muito orgânica. “O gesto que encontramos na pintura está da mesma forma presente na escultura, onde o corpo humano é percebido na essência da obra, o que torna sua produção muito especial”, disse a artista.

A exposição ficará aberta para visitação pública até o dia 31 de janeiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

A mostra está sendo realizada pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), e conta com o apoio da Fundação Sousândrade (Fsadu), TV Ufma, Universidade Fm, Ascom/Ufma e Gráfica Universitária.

Mais informações pelos telefones: 98 3272 9361 e 9362 e pelo site do Dac.

Sobre Resumo

A mostra ‘Resumo’ é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, com o tema recorrente sobre as questões do feminino, abordado de forma lírica, mas por vezes também agressivas, com o intuito de causar estranhamento no observador diante obra, levando-o assim a uma reflexão sobre algumas questões abordadas nos trabalhos, que falam de sentimentos de questões que são inerentes ao ser humano, principalmente ao ser mulher e a representação do corpo feminino e suas formas, que sempre fascinaram a artista, que as vezes o representa em padrões inatingíveis, falsos, dúbios, só para instigar o olhar, provocar questões, comentar a vida em sua grandeza, em seu potencial de estranhamentos e banalidades, deixando a sua arte flutuar entre as questões sociais e as relações entre as pessoas, principalmente a complexidade que envolve os relacionamentos, se preocupando particularmente pela figura da mulher, que até os dias de hoje ainda é tratada como um ser de menor potencial perante a sociedade, fato que a toca profundamente.