Programa incentiva cadeias produtivas na região Tocantina

O Programa Agropolos é o responsável por grande parte do aumento da produtividade da região Tocantina. Os cinco agropolos já estão em funcionamento, sendo eles: Ilha, Rio Tocantins, Rio Balsas, Munim e Alto Turi, beneficiando 28 municípios. Até o final de 2018 novos agropolos serão implantados, chegando a quase 60 municípios.

O Agropolo do Rio Tocantins, formado pelos municípios de Imperatriz, Senador La Rocque, Buritirana e João Lisboa, está em progresso quanto à articulação com instituições parceiras e no incentivo à produção na região.

As cadeias produtivas priorizadas são a hortifruticultura, com foco nos cultivos de maracujá, mamão, banana e melancia, e a bovinocultura. Nas duas cadeias, já foram entregues equipamentos como kits de irrigação, sementes, tanques de resfriamento de leite, ordenhadeiras mecanizadas e insumos agrícolas e está sendo promovida a assistência técnica e gerencial a 50 propriedades, por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

Leia também

Sancionada lei que cria o Programa de Incentivo à Agricultura Familiar no MA

 

O programa, que é do Governo Estadual, divide o Maranhão em dez Agropolos. Entre os dez, cinco estão funcionando, três estão em andamento e serão implantados mais dois. Mais de 60 cidades do Maranhão já foram atendidas, os produtores já receberam sementes, ordenhas, tanques de resfriamento, e principalmente assistência técnica.  

O produtor rural Francisco Bezerra recebeu um tanque e uma assistência técnica por meio do programa. “Melhorou muito. É uma ajuda muito grande, principalmente na técnica”, diz.

O que é o Agropolos?

O Programa é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), que busca desenvolver os potenciais produtivos das várias regiões do estado. Em parceria com produtores, sindicatos, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, são realizadas ações para aumento da produção, difusão de novas tecnologias e diminuição das importações de alimentos.

Já foram implantados e estão em plena atividade os agropolos da Ilha, Rio Balsas e Rio Tocantins, enquanto os Médio Sertão, Rio Pindaré e Rio Munim estão em fase de implantação e outros quatro ainda serão implantados. 

Agropolos x Mais Produção

O Agropolos interage com o Programa ‘Mais Produção’, ao implantar ações das cadeias produtivas prioritárias nas Unidades de Referência de Produção (URPs) dos Agropolos, de acordo com a vocação produtiva de cada região.

Já foram entregues equipamentos como: kits de irrigação, patrulhas, caminhões, tanques de resfriamento e ordenhadeiras. Os produtores também receberam insumos para melhorarem seus produtos, sendo mais de 70 mil litros de Bio Fertilizante distribuídos, além disso, também foram entregues inúmeros quilos de ração voltada para piscicultura.

Com mais de 600 propriedades assistidas, o programa já ofereceu dezenas de cursos de capacitações, palestras e treinamentos para os produtores.