Home Maranhão Imperatriz Pesquisa avalia preços do material escolar em Imperatriz

Pesquisa avalia preços do material escolar em Imperatriz

Pesquisa avalia preços do material escolar em Imperatriz

A época de volta às aulas é marcada pelas compras do material escolar. Pensando nisso, o PROCON/MA pesquisou os preços de 1.111 itens que constam nas listas escolares, nas papelarias e livrarias estudantis de Imperatriz e cidades vizinhas. A pesquisa tem o intuito de colaborar com a economia dos consumidores em todo o Estado.

São listados itens essenciais da rotina estudantil como agendas, apontadores, borrachas, canetas esferográficas e hidrográficas, cadernos, colas, giz de cera, dicionários, papel e mochilas.

A pesquisa foi realizada entre 02 e 08 de janeiro, em 34 estabelecimentos comerciais. De acordo com a pesquisa do Procon, tem variação de valores que chega a mais de 300%. Por exemplo, 358,16% de variação no preço do apontador, 351,67% de variação no preço do minidicionário português/inglês e 301,78% de variação no preço da agenda escolar.

Os estabelecimentos pesquisados em Imperatriz foram: Livraria Imperatriz (Centro), Newpel.com (Centro), Livraria e Papelaria Executivo (Centro), Papelaria Triunfo (Centro), A Nossa Livraria (Centro) e Mateus Supermercados.

A cidade registrou variação na pesquisa de 358,16% no Apontador Simples com Depósito, da marca Faber Castell. O valor varia de R$ 0,98 na “Livraria Imperatriz” a R$ 4,49, na “A Nossa Livraria”.

Para o professor Rogério Sales, nesta época, “é importante a pesquisa de preço, principalmente com a inflação em alta. Então, torna-se necessário a pesquisa para que nós possamos fazer uma melhor escolha nesse momento”.

“É importante que os consumidores adquiram o hábito de pesquisar. A pesquisa ajuda a economizar e a evitar o superendividamento, e nós estamos de olho nos preços praticados em todas as regiões do Maranhão”, afirmou o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior.

Para conferir a pesquisa completa, basta clicar aqui. O levantamento demonstra a variação de preços dos produtos com os menores, maiores e valores médios de venda.