Home Política Morre aos 71 anos deputado Humberto Coutinho; corpo será velado em Caxias

Morre aos 71 anos deputado Humberto Coutinho; corpo será velado em Caxias

Morre aos 71 anos deputado Humberto Coutinho; corpo será velado em Caxias

CAXIAS – Morreu na noite dessa segunda-feira (1º) o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Humberto Coutinho (PDT), em decorrência de um câncer, contra o qual lutava há quatro anos. O corpo do deputado está sendo velado no ginásio da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema).

Em seguida, será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da família, onde será sepultado, por volta das 12h.

Humberto Coutinho morreu ontem (1º), por volta das 20h30, em Caxias.

A informação de seu falecimento foi confirmada em nota distribuída pelo diretor de Comunicação da ALEMA, Carlos Alberto Ferreira, poucos minutos após o ocorrido.

“Com imenso pesar, comunico o falecimento do deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ocorrido às 20h40 desta segunda-feira (1° de janeiro), na cidade de Caxias (MA)”, afirma a nota.

Segundo o texto, o presidente “não resistiu às complicações em decorrência de um câncer agressivo, contra o qual lutava bravamente há quatro anos”. A Assembleia Legislativa decretou luto oficial de três dias.

 

NOTA DE PESAR

O Governo do Maranhão emitiu nota de pesar pelo falecimento de Humberto Coutinho, com luto oficial de sete dias.

“Humberto Coutinho foi exemplo de luta e superação para todos os maranhenses. Mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal, demonstrou compromisso com os interesses do Estado ao conduzir o Legislativo estadual.

Dos mais destacados líderes políticos do Maranhão, Humberto Coutinho ocupou vários cargos públicos, como vereador e prefeito de Caxias, deputado estadual, por várias legislaturas, e governador do Estado interinamente.

O falecimento de Humberto Coutinho deixa uma imensa lacuna na política do Estado e enluta os cidadãos e cidadãs de Caxias e de todo o Maranhão.

O Governo do Maranhão transmite irrestrita solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor”.

PREFEITURA

A Prefeitura de São Luís também emitiu nota de pesar pelo falecimento de Humberto Coutinho, decretando luto oficial de sete dias.

“Médico, natural do município de Matões, Leste Maranhense, Humberto Coutinho se notabilizou no estado como político, tendo exercido os cargos de vereador e prefeito da cidade de Caxias por dois mandatos e mais quatro mandatos de deputado estadual. Foi eleito por dois biênios para a Presidência da Assembleia Legislativa e também assumiu interinamente o Governo do Estado, em 2016. Toda sua trajetória pública foi pautada em defesa dos interesses do povo maranhense.

O prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior e família receberam com pesar a notícia da perda do ilustre maranhense e se solidarizam com a esposa, Cleide Coutinho, filhos, netos, demais familiares, amigos e admiradores, rogando a Deus que conforte a todos neste momento de dor.”

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

O Tribunal de Justiça do estado também expressou solidariedade à família de Humberto Coutinho.

“O Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, em nome dos demais desembargadores membros da Corte, vem externar profundo pesar pela perda do Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Deputado Humberto Coutinho, ao mesmo em que solidariza-se com a família do parlamentar desejando conforto e serenidade em momento tão difícil de imensurável perda.

Toda a classe judiciária do Maranhão presta condolências e expressa os mais sinceros pêsames.”

HISTÓRIA DE VIDA

Por ordem do  Presidente em exercício, deputado Othelino Neto, a Assembleia Legislativa decreta luto oficial de três dias.Por determinação do governador Flavio Dino, o deputado Humberto Coutinho será velado e sepultado com honras de chefe de Estado, por ter exercido interinamente o cargo de governador do Maranhão (2016) e ter falecido durante o exercício da Presidência do Poder Legislativo Estadual.

Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões (MA). Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, começou a exercer a profissão em 1971, promovendo avanços na saúde de Caxias. Criou e mantém, até hoje, a Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, juntamente com sua esposa, a médica e ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho.

Além de dedicação à medicina, Humberto construiu brilhante carreira política, iniciada em 1988 como o vereador mais votado de Caxias. Em 1990 elegeu-se deputado estadual, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.

Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.

Em 2014 retornou ao Parlamento Estadual maranhense, já consolidado e reconhecido como uma das mais influentes lideranças políticas do Maranhão. Em fevereiro de 2015, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade dos seus pares, para o exercício do biênio 2017/2018.

Consternados, os deputados estaduais para quem o Presidente Humberto se tornou uma unanimidade na política maranhense, lamentam o falecimento do deputado Humberto Coutinho, ao tempo em que se irmanam à dor da esposa, dra. Cleide Coutinho, dos seus filhos George e Georgia, da sua nora Juliane, irmãos, irmãs, familiares, amigos, correligionários e de toda a população de Caxias e do Maranhão, rogando a Deus conforto e força para superarem a perda deste grande líder.