Home Notícias Saúde Médico dermatologista reforça cuidados para prevenção do câncer de pele

Médico dermatologista reforça cuidados para prevenção do câncer de pele

Médico dermatologista reforça cuidados para prevenção do câncer de pele

Com as altas temperaturas, é preciso intensificar os cuidados com a prevenção do câncer de pele. Com a chegada do recesso escolar, do período de férias e de festas de fim de ano, praias, clubes, piscinas e praças são opções de lazer adotadas por maranhenses e turistas. A orientação é não descuidar das medidas de proteção.

O médico dermatologista Eduardo Lago, que atende no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres, na unidade de saúde Pam Diamante, destaca a importância de manter os cuidados antes da exposição ao sol.

“Todo dano fica acumulado. Ele não vai embora depois que a pessoa descasca. É como se fosse uma poupança que não tem retirada. Esse dano que foi feito na pele já está no DNA. É irreversível”, esclarece o dermatologista Eduardo Lago.

O especialista observa que o dano causado pela exposição exagerada ao Sol não é pontual, por isso o cuidado deve ser tomado durante toda a vida do indivíduo e explica que a incidência de tumores é maior em pessoas mais claras, e que o melanoma costuma aparecer em pessoas com a pele mais escura na planta do pé e na palma da mão, sem ter grande relação com a exposição ao sol.

Prevenção 

Quanto mais sensível for a pele, mais alto deve ser o Fator de Proteção Solar (FPS). Não se expor ao Sol no horário de maior incidência de radiação – durante o período do horário de verão, entre 10h e 16h; nas outras épocas do ano, entre 9h e 15h – é outra recomendação recorrente entre os especialistas. “Não é o Sol que faz mal, mas a atitude irresponsável das pessoas”, reforça Eduardo Lago.

Principais cuidados nas férias

Quando há exposição ao Sol, a proteção é sempre a melhor opção. Por isso, use sempre chapéus, bonés, roupas com proteção UV e guarda-sol (feito de algodão ou lona, evitando barracas de nylon). É essencial o uso de filtro solar com, no mínimo, FPS 30, contra radiação UVA e UVB, no corpo e nos lábios.

O produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou menos, em todas as atividades de lazer ao ar livre. Eles ajudam a bloquear a ação dos raios solares. Também é importante a utilização de óculos escuros com filtro ultravioleta, que previnem lesões oculares.