Home Notícias Mundo Trump diz que, sem muro com México, não haverá solução para “dreamers”

Trump diz que, sem muro com México, não haverá solução para “dreamers”

Trump diz que, sem muro com México, não haverá solução para “dreamers”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu aos democratas nesta sexta-feira que não existirá solução para os jovens conhecidos como “dreamers”, beneficiados do programa Daca, a menos que seja construído o “desesperadamente necessário muro” na fronteira com o México. As informações são da Agência EFE.

“Os democratas foram informados e entenderam que não pode haver Daca sem o desesperadamente necessário muro na fronteira sul e um fim para a horrível migração em massa e o ridículo Sistema de Loteria da Imigração. Devemos proteger o nosso país a todo custo!”, escreveu no Twitter o governante, que está passando as festas de fim de ano no seu clube em Mar-a-Lago, na Flórida.

O presidente anunciou em setembro a suspensão do programa de Ação Diferida para Chegadas na Infância (Daca), promovido em 2012 pelo ex-presidente Barack Obama e que protegeu da deportação cerca de 800 mil jovens sem documento que entraram no país ainda pequenos e que ficaram conhecidos como “dreamers” (sonhadores).

Trump deu seis meses para o Congresso encontrar uma solução legislativa para a situação desses jovens. O prazo termina no dia 5 de março.

A oposição democrata exigiu uma solução para a questão e recusou totalmente a aprovar uma lei que inclua partidas orçamentárias para a construção da barreira física na fronteira com o México.

A proposta do muro foi uma das mais controversas de Trump, e durante a campanha eleitoral ele assegurou que a obra seria custeada pelo México, o que levou as relações com o país vizinho ao pior momento em décadas.