Home Maranhão São Luís Fiscalização: entenda como funcionam as faixas exclusivas

Fiscalização: entenda como funcionam as faixas exclusivas

Fiscalização: entenda como funcionam as faixas exclusivas

Somente ônibus, táxis com passageiros, ambulâncias, viaturas da Polícia e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estão autorizados a utilizar as faixas exclusivas implantadas nas avenidas Rio Branco (Centro), Colares Moreira (Renascença) e Cajazeiras (Centro). Apesar das faixas estarem instaladas em diversos locais em São Luís, a fiscalização é válida somente para as três avenidas citadas.

Conversão pelos corredores exclusivos somente poderá ser feita por quem vai estacionar ou vai convergir à direita. No caso das conversões à direita, o trecho será sinalizado.

Para facilitar o fluxo, os ônibus não poderão trafegar fora dos trechos exclusivos.

Desde a instalação da fiscalização eletrônica no dia 9 de outubro, a população teve um prazo total de 60 dias para se adaptar às modificações, que têm o objetivo de promover maior segurança e fluidez ao trânsito, beneficiando especialmente os usuários do transporte coletivo.

O uso indevido das faixas exclusivas será considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,00 e sete pontos na carteira de habilitação. A fiscalização também se estende aos ônibus, pois os veículos que saírem da faixa exclusiva também serão multados pela infração cometida.

As equipes de reportagem da TV Difusora flagraram vários carros descumprindo a regra, que começou a valer nesta sexta-feira (15).