Home Maranhão São Luís Auditoria investigará problema no Italuís; laudo sai em 15 dias

Auditoria investigará problema no Italuís; laudo sai em 15 dias

Auditoria investigará problema no Italuís; laudo sai em 15 dias

Nesta segunda-feira (11), a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) decidiu contratar uma auditoria externa para verificar a causa do problema na adutora Italuís. O resultado das investigações devem ser concluídas em até 15 dias.

Ainda durante a manhã, foram retomadas a  operação do Sistema Italuís, voltando a bombear gradativamente a água para 159 bairros atendidos em São Luís.

A falha tinha sido detectada após a instalação da nova adutora. As empresas Edeconsil Construções e Locações, PB Construções, EIT Construções e Memps concluíram a conexão emergencial do sistema, após retirada de uma peça danificada.

As equipes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e das empresas privadas contratadas para instalar a nova adutora trabalham desde o fim da noite de sábado para restabelecer o abastecimento.

Já a Polícia Civil também investiga o caso, por meio de perícia. São dois procedimentos independentes e que podem se complementar.

Laudos

A Memps, que fabricou a peça que apresentou problema, informou que tem laudos que comprovam a execução adequada do objeto. Trata-se uma peça em forma de Y, com 15 toneladas, para ligar a nova adutora ao sistema antigo.

A peça é responsável por ligar tanto a velha quanto a nova adutora ao sistema. Assim, fica garantida maior segurança no abastecimento de água. Enquanto a peça substituta é preparada, o Sistema Italuís estará ligado à adutora já existente. Quando estiver pronta, a nova peça em Y vai ligar tanto a nova quanto a velha adutora ao sistema. A velha será mantida para operar em caso de manutenção da nova.

Leia mais Sem água, moradores de São Luís recorrem a caminhões-pipa

Defensoria pública pede reparação material por dias sem abastecimento de água