Home Maranhão Programa Rumo Certo trará 45 mil oportunidades para população carcerária no MA

Programa Rumo Certo trará 45 mil oportunidades para população carcerária no MA

Programa Rumo Certo trará 45 mil oportunidades para população carcerária no MA
SÃO LUÍS Será lançado hoje (11), às 10h, no Palácio Henrique de La Rocque (Calhau) o programa Rumo Certo, que irá oferecer mais de 45 mil vagas para pessoas presas e familiares, egressos e servidores penitenciários.
O programa é uma iniciativa da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), e surge depois de inserir mais de 2.500 detentos em ações de trabalho e renda e alcançar a marca de 1.363 inscritos no Enem e no Encceja em 2017.
O Rumo Certo é inédito no Maranhão e vai ampliar oportunidades  e qualificação de mão de obra, oferecendo cursos de capacitação profissional, alfabetização, pós-graduação e preparatório para vestibulares, totalmente gratuitos, no âmbito do sistema carcerário maranhense.
Ao todo, serão mais de 45 mil vagas ofertadas, das quais mais de 41 mil são para cursos de capacitação profissional, 2.500 voltadas a cursos preparatórios de pré-vestibular, 400 vagas para pós-graduação e 1.500 vagas para alfabetização, isso conforme a necessidade de cada público alvo.

O programa contará com um moderno estúdio, onde todas as aulas serão gravadas e transmitidas pelas centrais de informática instaladas, inicialmente, em oito unidades prisionais da capital e 18 no interior, na modalidade de ensino a distância. As aulas também serão presenciais, nas salas de aula das mais de 40 unidades prisionais da capital e também do interior do estado.

Para que tudo isso seja possível, o Governo do Estado, por meio de sua gestão prisional, firmou importantes parcerias com várias instituições de ensino e também órgãos públicos, entre os quais secretarias estaduais e municipais, que trabalharão em conjunto com a Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN) da Seap.

Uma das parceiras nesse processo é a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

“Em um primeiro momento a UEMA vai disponibilizar dez vagas do curso em Gestão Pública para os servidores do sistema prisional, tendo a consciência da importância de qualificarmos esses profissionais de modo a aprimorar suas competências na prestação do serviço público”, pontuou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

Além da UEMA, estão na lista de parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que ofertam capacitação técnica, também estão entre as parcerias já consolidadas.

Completam a lista de parceiros as secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Trabalho e Economia Solidária (Setres), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), do Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente (Ibraema) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa).