Home Maranhão São Luís Com 200 anos, o Teatro Arthur Azevedo será reaberto ao público hoje

Com 200 anos, o Teatro Arthur Azevedo será reaberto ao público hoje

Com 200 anos, o Teatro Arthur Azevedo será reaberto ao público hoje

No ano em que celebra 200 anos de história, o Teatro Arthur Azevedo foi entregue oficialmente nesta quinta-feira (7), após grande reforma que o deixou de portas fechadas por um ano. Com novo lustre principal, camarins reformados, pinturas, telhado e Salão Nobre e Foyer repaginados, o Teatro Arthur Azevedo está pronto para receber o público de João do Vale – O Musical, que abrirá as portas do teatro para o público nesta sexta-feira (8). 

Os artistas e a platéia serão beneficiados com os reflexos positivos da reforma. Com recursos do estado, todo o sistema de iluminação cênica foi trocado – sistema de dímeres e na mesa de luz. Os espetáculos que agora apresentarem terão maior qualidade nas produções. Quadros da coleção pessoal de Arthur Azevedo, do séc XIX, integram a lista de novidades do local. As gravuras do dramaturgo substituem as obras modernas no Salão Nobre.

“É um privilégio estar aqui em um momento como esse. Receber a casa reformada, no ano em que o Teatro completa 200 anos. Só temos a agradecer”, disse Celso Brandão, diretor do TAA, há cerca de um ano e meio. 

Na última quarta-feira (6), São Luís celebrou 20 anos de Patrimônio Mundial da Humanidade. De acordo com a Presidente Nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, tem-se muito a comemorar. “Estamos entregando à população um espaço sagrado, que é o Teatro Arthur Azevedo. Além disso, temos 13 obras de preservação em execução em São Luís. Nós lutamos por uma causa. É o patrimônio cultural brasileiro”, comentou ela.

A solenidade contou a presença do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr. e o Secretário da Cultura e Turismo, Diego Gaudin, representante do Governo do Estado. Ele comemorou a entrega, comentando “Onde há cultura, não há política”.

Além de ações de conservação, reforma de áreas como camarins, banheiros e setores administrativos, aquisição de mobiliário, pintura geral e implementação de adequadas condições de segurança, foi executada a restauração dos lustres, incluindo o majestoso lustre principal, verdadeiro coração do teatro.

Lustre principal do Teatro Arthur Azevedo, que também passou por reformas. Foto: Raíza Carvalho

53 anos de Teatro Arthur Azevedo

Funcionário do Teatro Arthur Azevedo há 53 anos, Antônio de Assunção Alves, de 81 anos, conhecido como Baixinho, comenta que nem mesmo técnicos vindos do Rio de Janeiro conseguiram montar os palcos tão bem conhecido por ele e outros funcionários que são prata da casa. Veja vídeo em que ele relata a experiência:

 

 

Exposição

A exposição alusiva aos 200 anos do Teatro Arthur Azevedo acontecerá nas dependências do teatro. O público prestigiará uma grande homenagem a Apolônia Pinto, atriz nascida dentro do TAA em 1854 no Camarim nº 1. No local, serão encontradas figuras, objetos e livros a respeito da vida da atriz. Também serão expostas gravuras da coleção do escritor e dramaturgo Arthur Azevedo no Salão Nobre, além de outras peças que compõem o acervo do TAA.

Lançamento de livro

A programação conta ainda com o lançamento do livro ‘Teatro Arthur Azevedo: 200 Anos’, com textos de personalidades da cultura maranhense como escritores, ex-diretores do teatro, atores, bailarinos, músicos, entre outros.

Raíza Carvalho – da redação do MA10