Home Maranhão Imperatriz Simpósio de Comunicação relaciona pesquisa e mercado

Simpósio de Comunicação relaciona pesquisa e mercado

Simpósio de Comunicação relaciona pesquisa e mercado

Nesta quarta-feira (6), foi dado início às atividades que contemplam o 11° Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, organizado pelo curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Nesta edição, o tema central é “Produtos midiáticos – experiências de pesquisa e de mercado”.

Atividades como palestras, mesa redonda, apresentação de trabalhos por meio dos grupos de pesquisa, mostra de produtos e noite cultural serão realizadas no simpósio. Além disso, nomes nacionais participam do evento, como o jornalista Francisco José, do Globo Repórter, prevista para quinta-feira (7).

A primeira palestra, que aconteceu ainda na noite da quarta-feira, foi conduzida pela professora Dra. Danila Cal, da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o seguinte tema “Comunicação e Trabalho Infantil Doméstico – política, poder, resistência”. A professora tem pesquisas premiadas sobre o assunto e é reconhecida nessa área de estudo.

Para a professora do curso e organizadora do evento, Michele Massuchin, o evento é uma forma dos alunos aprimorar conhecimentos e saber como funciona o mercado. Por isso, as atividades contam com palestras tanto de pesquisadores, quanto dos profissionais que estão no mercado.

“Essa edição, especialmente, pensamos em relacionar pesquisa e mercado. Os debates serão voltados para a pesquisa e de pessoas que estão no mercado de trabalho, e que vem contar as suas experiências de mercado para os alunos. Como o tema de comunicação transita por outras áreas, pessoas que fazem outro curso podem participar”, explica Michele.

Para a estudante de Comunicação Social, Mariana Fernandes, a participação dos alunos em eventos como esse é uma forma diferenciada de aprender sobre novos temas.  “É importante porque a gente tem uma aula diversificada, e a didática utilizada na programação é bem diferente, temos amostra de produtos, representante de congressos da comunicação e palestras, por exemplo”.