Home Notícias Educação MEC divulga gabaritos oficiais do ENADE e do ENCCEJA

MEC divulga gabaritos oficiais do ENADE e do ENCCEJA

Já estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os gabaritos oficiais das edições deste ano do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

No mesmo site, participantes dos dois exames podem também fazer o download dos cadernos de questões aplicados.

Enade

O Enade 2017 aconteceu no dia 26 de novembro, trazendo para os participantes uma prova de componente de formação geral, com dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos; e uma de componente específico de cada área ou curso superior de tecnologia avaliado, com 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

Voltado para a avaliação de conhecimentos dos estudantes maranhenses do ensino superior, o exame foi aplicado este ano aos estudantes concluintes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia, sistema de informação; bacharel ou licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras – português, matemática, química; licenciatura nas áreas de artes visuais, educação física, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, música, pedagogia; e tecnólogo nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores, gestão da tecnologia da informação.

O Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2017, que permitirá às instituições de ensino superior registrar no histórico escolar do estudante a situação dele junto ao Enade, estará disponível a partir de 20 de dezembro. O boletim de desempenho individual poderá ser acessado no Sistema Enade em data a ser divulgada pelo Inep oportunamente. Já os padrões de respostas das questões discursivas serão divulgados a partir de 8 de fevereiro de 2018.

Os gabaritos e os cadernos de questões podem ser conferidos aqui.

Encceja

Já o Encceja Nacional 2017 foi aplicado em 19 novembro. Para o ensino fundamental, as provas foram de ciências naturais; história e geografia; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática. Para o ensino médio, houve provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); linguagens e códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física); e matemática e suas tecnologias.

No total, foram 32 opções em quatro áreas avaliadas, nos formatos de provas regular, ledor, ampliada e superampliada, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

Os gabaritos e os cadernos de questões podem ser conferidos aqui.