Foram abertas hoje (4) as inscrições para o curso “Panorama dos quadrinhos brasileiros”, que propõe aos participantes um percurso histórico por títulos e autores nacionais de histórias em quadrinhos desde o final do século XIX/começo do século XX até os dias de hoje. As inscrições podem ser realizadas no setor de cursos do Centro Odylo Gosta Filho ou diretamente com o ministrante.
As aulas acontecerão aos sábados, das 14h às 18h, e serão ministradas pelo doutorando em História pela UFPA, pesquisador de quadrinhos e diretor científico da coleção Estudos das Histórias em Quadrinhos, Márcio Rodrigues. O curso, que é voltado para o público a partir de 15 anos, começa no dia 6 de janeiro e se estende até o dia 3 de fevereiro.
Entre os temas abordados, serão discutidas as “tradições inventadas” (como, por exemplo, a instituição de Angelo Agostini como o “pai do quadrinho nacional”, considerando os aspectos históricos e políticos dessa “canonização”/”ídolo de origem”); a polarização da região sudeste diante das demais no tocante à produção de quadrinhos e a inconsistências da noção centro-periferia; a participação de mulheres no cenário brasileiro e a construção de novas propostas nas últimas décadas (associadas às plataformas digitais e ao surgimento de novas editoras). O curso ainda analisa o mercado brasileiro de quadrinhos independentes e a projeção das HQs nacionais no exterior. Haverá espaço também para tratar tanto das peculiaridades construtivas quanto da recepção das HQs produzidas por autores nacionais.