Home Cultura Abertas inscrições para curso de férias sobre quadrinhos

Abertas inscrições para curso de férias sobre quadrinhos

Abertas inscrições para curso de férias sobre quadrinhos

Foram abertas hoje (4) as inscrições para o curso “Panorama dos quadrinhos brasileiros”, que propõe aos participantes um percurso histórico por títulos e autores nacionais de histórias em quadrinhos desde o final do século XIX/começo do século XX até os dias de hoje. As inscrições podem ser realizadas no setor de cursos do Centro Odylo Gosta Filho ou diretamente com o ministrante.

As aulas acontecerão aos sábados, das 14h às 18h, e serão ministradas pelo doutorando em História pela UFPA, pesquisador de quadrinhos e diretor científico da coleção Estudos das Histórias em Quadrinhos, Márcio Rodrigues.  O curso, que é voltado para o público a partir de 15 anos, começa no dia 6 de janeiro e se estende até o dia 3 de fevereiro.

Entre os temas abordados, serão discutidas as “tradições inventadas” (como, por exemplo, a instituição de Angelo Agostini como o “pai do quadrinho nacional”, considerando os aspectos históricos e políticos dessa “canonização”/”ídolo de origem”); a polarização da região sudeste diante das demais no tocante à produção de quadrinhos e a inconsistências da noção centro-periferia; a participação de mulheres no cenário brasileiro e a construção de novas propostas nas últimas décadas (associadas às plataformas digitais e ao surgimento de novas editoras). O curso ainda analisa o mercado brasileiro de quadrinhos independentes e a projeção das HQs nacionais no exterior. Haverá espaço também para tratar tanto das peculiaridades construtivas quanto da recepção das HQs produzidas por autores nacionais.