Home Maranhão Semana Estadual de Direitos Humanos é aberta neste domingo

Semana Estadual de Direitos Humanos é aberta neste domingo

Semana Estadual de Direitos Humanos é aberta neste domingo

Acontece hoje (3) a abertura da Semana Estadual de Direitos Humanos, que traz uma programação que tem como objetivo oferecer uma tarde de domingo para ampliar conceitos e práticas de inclusão, convivência mútua e respeito às diferenças e tem início com uma caminhada pela passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a partir das 15h, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Reserva do Itapiracó, em São Luís.

Na programação estão previstas atividades esportivas, oficinas artísticas e diversas atrações culturais, propondo a reflexão sobre as condições que possibilitam mudanças transformantes rumo à sociedade inclusiva para pessoas com deficiência, conforme está previsto na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

As atividades do domingo serão encerradas às 19h, com o show “Flores de Aço”, das cantoras Andrea Frazão e Anastácia Lia e a banda do Bloco Afro Akomabu, na Praça da Família.

A Semana Estadual de Direitos Humanos é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CGEPD). A programação completa pode ser conferida no site da Sedihpop.

 

Semana de Direitos Humanos

A programação da Semana Estadual de Direitos Humanos prossegue até o dia 10 de dezembro, com atividades em escolas, praças e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Este ano, a programação vai debater o tema “Desenvolvimento, uma questão de direitos humanos”, como forma de ampliar a reflexão sobre o conceito de desenvolvimento social na perspectiva da garantia dos direitos humanos.

Por meio da campanha digital #IssoÉDireitosHumanos, a iniciativa da organização do evento é mobilizar a participação social e o debate tanto no evento quanto nas redes sociais envolvendo a importância da pauta dos direitos humanos no estado do Maranhão, com o objetivo principal de desmitificar preconceitos, por meio de conteúdos sobre respeito, igualdade e promoção de direitos. Em tempos de crise e discursos de ódio a ação se faz necessária para promover informações acertadas, debate e empatia nas redes. A ação será realizada do dia 1 a 10 no grupo 10 Dias da Campanha Digital #IssoéDireitosHumanos no Facebook e instagram Direitos Humanos Maranhão.

Programação (abertura)

15h
Concentração para Caminhada em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Local: Entrada da APA do Itapiracó

Varal com exposição de camisetas
Local: Praça da Família

16h
Dinâmica de pintura para crianças com o grupo do CDPAE
Local: Praça da Família

17h
Aulão de zumba com o grupo da Equoterapia da PMMA
Local: Praça da Família

Oficinas esportivas de modalidades do Paradesporto (golbol e handbol)
Local: Quadra poliesportiva da Praça da Família

Iniciativa Pare, Olha, Sinta, com prática de yoga, com a instrutora Laissa Duailibe
Local: Praça da Família

18h
Escola de Capoeira Mandingueiros do Amanhã
Local: Quadra poliesportiva da Praça da Família

19h
Show Flores de Aço, das cantoras Andrea Frazão e Anastácia Lia e a banda do bloco Afro Akomabu
Local: Praça da Família