Home Notícias Mundo Tecnologia e empreendedorismo são temas de evento do IFMA

Tecnologia e empreendedorismo são temas de evento do IFMA

Tecnologia e empreendedorismo são temas de evento do IFMA

Entre os dias 5 a 8 de dezembro, grandes nomes da ciência, tecnologia, inovação e do empreendedorismo vão se reunir na 3ª edição do Universo IFMA, evento que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de ideias inovadoras, pesquisa aplicada e mercado empreendedor.

O evento, que acontecerá no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Imperatriz, está aberto ao público a partir das 8h da manhã e se estenderá até o fim da tarde. O Universo IFMA contará com espaços como os Planetas Tecnológicos, com desafios de startups, exposições de robôs, competição de games e mostras tecnológicas, e deve reunir cerca de 2000 pessoas na cidade de Imperatriz.

Serão quatro dias com palestras, minicursos, oficinas, rodada de negócios, painéis, entre outras atividades. A programação de abertura conta com a palestra “A Experiência de PD&I da UFSCAR”, com a reitora da Universidade Federal de São Carlos, Wanda Hoffmann. Ela vai falar sobre a experiência da UFSCAR na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Já o encerramento, que acontece às 15h do dia 08, contará com a palestra “Internet das coisas e internet das coisas móveis: a abordagem ContextNET” que será proferida pelo professor da UFMA Francisco da Silva e Silva. Ele vai falar sobre os conceitos que envolve a Internet das Coisas (IoT), ou seja, dispositivos digitais que operam entre redes de escala potencialmente globais.

Outro destaque será a presença do professor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e, também, professor visitante no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Ijar Fonseca, que fará uma palestra sobre robótica espacial. Já Carnelutti Jacome fará uma oficina sobre modelagem de negócios e uma palestra sobre inovação. Ele é coordenador de Aceleração de Startups do Programa Lemonade, que foi eleito Top 20 pelo Global Acelerator Report e já pré-acelerou 238 startups.

A palestra “Empreendendo desde a Graduação” vai trazer Ricardo di Lazzaro Filho, da Universidade de São Paulo (USP). Ele é o cofundador do laboratório Genera (inovação em saúde) e, também, cofundador e investidor das empresas AppSimples|Outsmart e VR Monkey, MaChiron e da empresa de biotecnologia Lotan Agrosciences. Em sua apresentação ele vai discutir sobre empreendedorismo universitário.