Home Brasil MA tem menor índice em desenvolvimento social do Brasil, aponta pesquisa

MA tem menor índice em desenvolvimento social do Brasil, aponta pesquisa

MA tem menor índice em desenvolvimento social do Brasil, aponta pesquisa

Segundo o índice dos Desafios da Gestão Estadual, estudo realizado pela consultoria Macroplan, o Maranhão possui os menores índices do país em desenvolvimento social e condições de vida. Segundo a publicação, o estado ficou no último lugar em rankings nacionais que avaliaram essas duas categorias, com a maior porcentagem de pobres em 2015 (41,2%) e a menor expectativa de vida no Brasil (70, 3 anos). Esta é a 3ª edição dessa pesquisa.

Seguindo a ordem, o estado também apresentou, no mesmo período, a menor renda domiciliar per capita, contabilizando valor de R$ 567, muito abaixo da média nacional (R$ 1057); e o maior índice de déficit habitacional de 2014 (20,4), número maior que o dobro da média nacional (9,0). A informalidade no estado no período de 2015 também foi a maior em relação aos outros estados: 57,5, em comparação a 31,1 da média nacional. O estudo colocou também a referência internacional, que é o Uruguai (24,3).

Também apresentaram menor número de domicílios com pelo menos um telefone fixo ou celular em 2015, com índice de 78,1%. A média do Brasil é de 93,3% e o maior índice foi apresentado pelo Distrito Federal com 99% dos domicílios.

O Maranhão também teve um desempenho baixo no ranking geral de juventude, ficando em penúltimo lugar (26º), acima apenas de Alagoas; e no de saúde, no qual superou apenas Roraima, que ficou em último. O estudo também apresentou que o estado teve o menor índice de jovens com ensino superior em 2015 (6,5%), abaixo da metade da média brasileira (15,2%).

Já nos rankings de segurança e infraestrutura, o estado teve desempenho mediano, ficando em 16º e em 17º, respectivamente.