Home Maranhão São Luís Abastecimento de água será interrompido durante 72h em bairros de São Luís

Abastecimento de água será interrompido durante 72h em bairros de São Luís

Abastecimento de água será interrompido durante 72h em bairros de São Luís

O abastecimento de água fornecido pelo Sistema Italuís será interrompido em 159 bairros da capital, a partir das 6h do dia 6 de dezembro até as 6h do dia 9 de dezembro. A interrupção nos serviços acontece devido à transição para a nova adutora do Sistema, que demanda à troca da estrutura antiga pela nova.

A partir da troca, o abastecimento de água deve melhorar significativamente para as 600 mil pessoas atendidas nesses 159 bairros. A recomendação da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) é que os moradores desses 159 bairros economizem e armazenem água para esse período de três dias sem abastecimento.

Segundo informações do Governo do Estado, a interrupção do abastecimento será amplamente informada à população, para que os moradores não sejam pegos de surpresa.

Ainda segundo o Governo, a adutora que está em funcionamento atualmente está em condições precárias e a nova adutora é mais resistente, com 19 km de tubulação de aço mais espesso e seguro.

Depois de instalado, o novo sistema vai captar 500 litros a mais por segundo. Isso significa 30% a mais de água para os moradores.

Abastecimento especial

Durante a parada de 72 horas, haverá um esquema especial para garantir o abastecimento de água em prédios onde o uso da água é essencial e não pode parar. É o caso dos hospitais, por exemplo. Esse esquema envolve, entre outras coisas, o uso de caminhão-pipa.