Home Cultura Música Festival BR-135 agita São Luís com atrações nacionais e locais

Festival BR-135 agita São Luís com atrações nacionais e locais

Festival BR-135 agita São Luís com atrações nacionais e locais

Lançado nesta quarta-feira (22), o Festival BR 135 agita a cena musical de São Luís até o próximo fim de semana. Consolidado como um dos mais importantes eventos musicais da cena independente brasileira, este ano o festival está dividido em duas programações BR 135 Instrumental e BR 135 Conecta Música, com o palco principal sendo a Praça Nauro Machado (Praia Grande). Nesta sexta-feira, quem faz a cabeça de quem for ao local a partir das 20h são as bandas  Black & Tal (MA), Quartabê (SP) e o cantor paraense Lucas Estrela.

A banda maranhense Trítono abre a noite do sábado, às 20h30. Em seguida, apresentação do premiado Duo Finlândia, formado pelo argentino Mauricio Candussi e pelo brasileiro Raphael Evangelista. O duo usa elementos da música latinoamericana misturados a sons contemporâneos. Finlandia fusiona ambientes eletrônicos com instrumentos acústicos como piano, acordeão e violoncelo, criando sets específicos em cada performance e passeando por ritmos como milonga, baião, cumbia, chacarera, huayno, saya, candombe, tango e outros.

Quem fecha a noite é a Nômade Orquestra (SP), composta por dez músicos e um VJ, todos do ABC Paulista. Na sonoridade, uma mistura de  jazz, funk, rock, reggae, blues e música do mundo numa porção de groove daquelas. Ouça:

 

Esta edição do Festival BR 135 conta com identidade visual com elementos maranhenses inspirados na xilogravura, assinada por Amanda Simões e Romildo Rocha.

Veja o site. 

Festival BR-135

A ideia é dar continuidade ao projeto de ocupar o centro de São Luís com música e arte. “É uma alegria muito grande poder, não só apresentar shows com bandas de destaque nacional, mas também exibir o que o Maranhão tem feito nessa área. Tudo isso enchendo as ruas do centro, o lugar da nossa história e onde vibra a arte local”, afirma a cantora e produtora Luciana Simões, realizadora do BR135 ao lado de Alê Muniz.

Realizado pelo Ministério da Cultura com patrocínio do Atacadão, o Instrumental tem shows gratuitos na Praça Nauro Machado e no Mercado das Tulhas, centro histórico de São Luís.
Na semana seguinte, de 30 de novembro a 2 de dezembro, será a vez do BR135/Conecta Música, com programação que ocupa, além da Praça Nauro Machado, outros três espaços na Praia Grande. O evento, como nos anos anteriores, conta com shows, debates, oficinas, rodada de negócios, feirinha criativa e ações de afirmação de cidadania por meio da arte.

Programação

24/11 – SEXTA
Mercado das Tulhas
17h – Instrumental Pixinguinha (MA)
Praça Nauro Machado
19h – DJ Pedro Sobrinho (MA)
20h30 – Black & Tal (MA)
21h30 – Quartabê (SP)
23h – Lucas Estrela (PA)

25/11 – SÁBADO 
Praça Nauro Machado
20h30 – Trítono (MA)
21h30 – Duo Finlandia (BR-ARG)
23h – Nomade Orquestra (SP)

CONECTA MUSIC 

30/11 (Quinta)
Beco dos Catraeiros
19h – Kombi Music (MA)
Praça Nauro Machado
19h30 – Bloco Afro Akomabu (MA)
20h15 – LaBaq (SP)
21h – Performance
22h – Lurdez da Luz (SP)
23h – Baiana System (BA)

01/12 (Sexta)
Beco dos Catraeiros
19h – Kombi Music (MA)
Praça Nauro Machado
19h30 – Boi da Fé em Deus (MA)
20h15 – Rosa Reis (MA)
21h – Orquestra Greiosa (RN)
22h – Lucas Santtana (BA)
23h – Pinduca (PA)
Palco Spotify (Praça do Reggae)
20h – DJ Craca e Dani Nega (SP)
21h – Daniel Groove (CE)
22h – Soulvenir (MA)

02/12 (Sábado)
Beco Catarina Mina
19h – Radiola Reggae e Rádio Zion (MA)
Praça Nauro Machado
19h30 – Fuzileiros da Fuzarca (MA)
20h15 – Sammliz (PA)
21h – Muntchako (DF)
22h – Criolina (MA)
23h – Banda Eddie (PE)
Palco Spotify (Praça do Reggae)
19h – Brutallian (MA)
20h – Feminine Hi Fi (SP)
21h – DJ Alladin e Crew (Butantan, Onlye Fuego, Frimes e Enme) (MA)
22h – Vinaa (MA)

 

Nômade Orquestra