Home Brasil Cartórios começam a emitir novos modelos de certidões

Cartórios começam a emitir novos modelos de certidões

Cartórios começam a emitir novos modelos de certidões

A partir desta semana as certidões de nascimento, casamento e óbito ganham “cara nova”.  A Corregedoria Nacional de Justiça publicou na última sexta-feira (17) o provimento n.63, que institui regras para emissão, pelos cartórios de registro civil, que agora terão o número de CPF obrigatoriamente incluído.

As novas certidões além do local de nascimento, ganharam o item naturalidade. Isto significa que a naturalidade da criança não precisará ser, necessariamente, o local em que ela nasceu. Dessa forma, a criança poderá ser cidadã do município em que ocorreu o parto ou do município de residência da mãe, biológica ou adotiva, desde que dentro do território nacional. Até então, o local de nascimento e a naturalidade de uma pessoa precisavam, necessariamente, ser o mesmo.

Outra inovação é que agora as certidões passarão a ter, espaços para averbar no futuro dados como RG, PIS, NIS, Passaporte, dados do Cartão Nacional de Saúde, Título de Eleitor, CEP Residencial e até tipo sanguíneo.

Mas para aquelas pessoas que desejam atualizar as suas certidões, podem incluir esses números através dos cartórios assim como emitirem segunda via gratuitamente.