Home Cultura 11ª Feira do Livro de São Luís movimenta Centro Histórico até o dia 19

11ª Feira do Livro de São Luís movimenta Centro Histórico até o dia 19

11ª Feira do Livro de São Luís movimenta Centro Histórico até o dia 19

A 11ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), iniciada na noite de ontem (10), no Centro Histórico da capital, segue até o dia 19 de novembro, com muita cultura para os 200 mil visitantes esperados até o fim do evento, das 10h às 22h.

A feira será um espaço para lançamentos e divulgação de obras e mais uma variedade de atrações.

 

Estímulo à leitura

No evento, está sendo destinado aos estudantes da rede pública e privada o projeto vale-livros, pelo qual os alunos recebem vales que são trocados por livros no evento. Para ação, foram destinados R$ 300 mil.

Programação

A feira terá presença de 23 convidados nacionais, 10 performances poéticas, 60 contações de história, sete espetáculos circenses de rua, sete intervenções artísticas, uma orquestra, nove conferências, palestras, oficinas, minicursos, pockets shows, saraus e musicais.

Ainda na programação, espaço Café Literário, espaço infantil, exposições, vendas de livros e de artigos literários – serão 56 lançamentos de livros. A estrutura do evento é composta por 22 espaços com atrações, 54 estandes para livreiros, sebos e instituições parceiras, e três auditórios para debates e conferências.

Literatura celebrada

A conferência de abertura da FeliS foi ministrada pela escritora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiza Lobo, às 20h, no Anfiteatro Beto Bittencourt, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

A conferencista relatou sobre a história literária da patrona do evento, com o tema Maria Firmina dos Reis e a Literatura Romântica. Ainda na abertura, a palestra Pintura Viva: Uma Alegoria de Vida e Obra da Escritora Maria Firmina dos Reis, com o artista plástico Joshua Pessoa, da Rede de Educadores de Museus, e show do grupo Afrôs com rock, salsa e canções autorais.

O primeiro dia de feira contou, ainda, com o projeto Pé de Livro, no Anfiteatro Beto Bittencourt; exibição de curtas infantis no Cine Praia Grande; conferências no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e no Anfiteatro Beto Bittencourt, entre outros.