Home Maranhão São Luís Uso medicinal de canabidiol será tema de evento em São Luís

Uso medicinal de canabidiol será tema de evento em São Luís

Uso medicinal de canabidiol será tema de evento em São Luís

Nos dias 22 e 23 de novembro, especialistas do Brasil e de outros países se reúnem na UFMA para um debate sobre o uso do Óleo de Cannabis (OC), conhecido como Canabidiol, no tratamento de microcefalia.  O evento, chamado “International School On Machine Learning For Neural Disorders Caused by Zika”, é promovido pelo Laboratório de Processamento da Informação Biológica (PIB-UFMA) e reunirá palestrantes de países como Índia e África do Sul, além de acadêmicos da universidade e de outras instituições brasileiras.

Durante os dois dias de debate, serão desenvolvidas discussões sobre a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV), o uso medicinal da Cannabis no tratamento de doenças neurodegenerativas, além do desenvolvimento e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina em pesquisas na área da saúde, analisando possíveis técnicas que sejam capazes de induzir positivamente o diagnóstico precoce da síndrome.

Em maio deste ano a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 156, que inclui a erva “Cannabis sativa” no código farmacêutico brasileiro. Desde então foram levantados vários debates e discussões sobre o uso medicinal do canabidiol, ou CDB (substância presente na erva). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Leia também

Pacientes apresentam melhorias com uso de medicamento à base de canabidiol

Liga produz remédio à base de canabidiol

Anvisa aprova uso de canabidiol como medicamento

Anvisa define regras para venda de medicamento à base de canabidiol