Home Cultura Música Tulipa Ruiz é atração do Jazz & Blues Festival em São Luís

Tulipa Ruiz é atração do Jazz & Blues Festival em São Luís

Tulipa Ruiz é atração do Jazz & Blues Festival em São Luís

A cantora paulistana vai ser uma das atrações da  nona edição do Jazz & Blues Festival que acontece em São Luís nesta quinta-feira (9), sexta-feira (10) e sábado (11), com grandes nomes maranhenses, nacionais e a atração internacional.

A cantora e compositora paulistana Tulipa Ruiz encerra a programação neste sábado, no Festival na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, a partir das 22h30. A Orquestra Filarmônica de Sopros Sesc Musicar também integra a programação, abrindo a noite de apresentações do segundo dia de evento a partir das 19h30.

A Orquestra Filarmônica de Sopros Sesc Musicar se apresenta no Jazz & Blues Festival nesta sexta (10), às 19h30, na Concha Acústica da Lagoa Jansen, com muito talento e um tocante repertório. O grupo é fruto da ampliação do trabalho de musicalização desenvolvido pelo Sesc com adolescentes e jovens nos bairros Maiobão e Divinéia  e sua proposta é o aprimoramento de músicos oriundos de bandas e fanfarras por meio de cursos de aperfeiçoamento em trompa, trombone, trompete, tuba, saxofone e percussão.

A atração internacional será a americana Andrea Dawson (USA).

História de Tulipa 

Tulipa Ruiz coleciona sucessos e traz na bagagem três discos. Nascida em Santos, criada na mineira São Lourenço, ela e o irmão, Gustavo, têm berço musical: o pai, Luiz Chagas, é guitarrista da vanguardista Isca de Polícia, banda que acompanhou Itamar Assumpção. Em 2010, estreou no mercado independente com Efêmera, lhe rendendo citações de disco do ano por publicações especializadas como a Rolling Stone Brasil e os jornais britânicos The Guardian e The Independent. Emplacou também música em novela e foi trilha sonora do videogame Fifa.

Dois anos depois, em 2012, lançou o álbum Tudo Tanto, com uma pegada pop rock, e em 2015 a cantora e compositora paulista surpreende e se reinventa com Dancê, seu terceiro álbum de estúdio produzido por Gustavo Ruiz, parceiro em dez das 11 novas composições e produtor de todos os seus trabalhos. O álbum foi indicado ao Grammy Latino e saiu vencedor na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro.

Tu, o seu mais recente disco, que tem previsão de lançamento para 10 de novembro, é o sucessor de Dancê, de 2015, e apresenta o material gravado em Nova York, no estúdio de Scotty Hard. O público maranhense terá a honra de apreciar no Jazz & Blues Festival pela primeira vez as canções que fazem parte desse novo trabalho da cantora.