Home Cultura Memorial homenageia dramaturgo maranhense Aldo Leite

Memorial homenageia dramaturgo maranhense Aldo Leite

Memorial homenageia dramaturgo maranhense Aldo Leite

Artista de grande respaldo nacional e internacional, o dramaturgo Aldo Leite, por meio de sua experiência teatral como ator, diretor e autor de numerosas peças teatrais, tornou-se um dos maiores expoentes do fazer teatral no Maranhão, sendo reconhecido e respeitado em todo o território nacional pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Seu falecimento, em novembro de 2016, abalou a comunidade artística maranhense.

E após um ano da perda de Aldo Leite, amigos e familiares organizaram um memorial para homenagear a vida e trabalho do teatrólogo: uma estante, localizada no auditório do Centro de Ciências Humanas da UFMA, reúne o acervo do artista, com diversas fotos, prêmios e outros materiais referentes às suas obras. A inauguração do memorial aconteceu na última segunda-feira (6).

O amigo de Aldo e professor aposentado da Ufma, Rubem Ferro, esteve à frente da homenagem e foi prestigiar o feito, relembrando momentos com o amigo. Segundo ele, o amigo era uma pessoa versátil, que trabalhou não apenas no teatro, mas também atuou como estilista, administrador e memorialista. Segundo Rubem, Aldo Leite é o único dramaturgo maranhense da atualidade que conseguiu, de fato, levar suas obras para o exterior, sendo lançado em Paris e na Alemanha, por exemplo.

Palacete Gentil Braga

Aldo Leite também foi homenageado em outubro deste ano, inspirando o nome do auditório do Palacete Gentil Braga, que voltou à ativa após grande reforma.