Home Cultura Exposição que homenageia os 369 anos de Alcântara abre no dia 1º de novembro

Exposição que homenageia os 369 anos de Alcântara abre no dia 1º de novembro

Exposição que homenageia os 369 anos de Alcântara abre no dia 1º de novembro

Entra em cartaz, na próxima quarta-feira (1º) a II Exposição Olhares, que tem como tema “Divina Cidade – Tapuitapera a Alcântara”. A mostra é resultado do trabalho de alunos dos cursos de Comunicação Social, História e Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e busca registrar diferentes perspectivas da cidade histórica conhecida pelos seus casarões e sobrados coloniais. A exposição de caráter educativo é uma homenagem ao município de Alcântara pelos seus 369 anos, que serão celebrados no dia 22 de dezembro deste ano.

Imagem: Flaviomiro Mendonça

O trabalho faz parte do projeto de extensão da universidade chamado “Fotografando Notícias”, que é desenvolvido pelo Laboratório de Fotografia do curso de Comunicação Social da UFMA e traz conhecimentos sobre fotojornalismo e fotografia artística, levantando discussões sobre a área de atuação e questionamentos dentro da profissão fotográfica.

De acordo com a professora Áurea Costa, o curso ajuda o aluno saber olhar o mundo.“A proposta do curso é fazer o aluno ter um olhar diferenciado da fotografia que não é só técnica, não é só apertar um botão, mas sim saber olhar o mundo que está a sua frente, pois a fotografia não é equação matemática fechada. A fotografia são possibilidades. Para isso é necessário aprender a ler a fotografia, estudar a linguagem fotográfica para repassar a informação com harmonia e dinamicidade”, explica.

Além da exposição, o curso também lançará em breve o jornal online “Fotografando Notícias”, atividade que oferece aos alunos a prática dos conhecimentos aprendidos e discutidos durante o curso.

A exposição “Divina Cidade – Tapuitapera à Alcântara” fica em cartaz até o dia 8 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 09h às 20h, na Galeria Valdelino Cécio, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Praia Grande).