Home Cultura Programação cultural gratuita acontece em diferentes pontos de São Luís

Programação cultural gratuita acontece em diferentes pontos de São Luís

Programação cultural gratuita acontece em diferentes pontos de São Luís

A partir desta quarta-feira (25), tem início uma grande programação cultural em São Luís, que se estende até o domingo, dia 29. A começar pelo Tambor de Crioula Proteção de Santo Antônio, que apresenta hoje uma das danças afro-brasileiras de roda mais tradicionais do Maranhão na Praça da Faustina, no Centro Histórico, a partir das 18h.

Já na quinta-feira (26), a partir das 19h, na Praça do Reggae, no Centro Histórico, “grandes pedras” da Jamaica brasileira vão agitar a noite, com a presença de Scar Beach e do Dj Marcel Roots. Já a Casa do Maranhão nesta sexta-feira (27), recebe a partir das 19h, o melhor do bumba meu boi com a apresentação do boi de matraca Boi de Ribamar.

Também faz parte da programação um momento voltado para o público infantil.  No sábado (28), a partir das 17h, as crianças podem se divertir na Reserva do Itapiracó com “Ere”, que irá cantar e brincar com a garotada, além de contar histórias com a participação da artista Gisele Padilha. Ainda no sábado, a partir das 17h, a Praça Negro Cosme localizada no bairro Fé em Deus, recebe a atração musical “Unidunitê”.

Encerrando o fim de semana, neste domingo (29), o pôr do sol no Espigão Costeiro deste neste domingo (29), será celebrado de forma diferente com o grupo musical Embala Brasil, a partir das 17h.
Programação regular

Além da programação especial desta semana, um dos cartões postais do Estado, o Palácio Leões, recebe todas as sextas-feiras a partir das 17h, música instrumental ao vivo.

Os concertos são protagonizados por alunos e professores da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM), espaço ligado a Sectur.

Já aos sábados, vem sendo realizado o projeto ‘Feirinha da Ponte’, localizada na Vila Gorete e Veleiros, na área dos bairros Camboa e Centro, nas proximidades da Ponte Bandeira Tribuzzi. A feirinha começa a partir das 8h, oferecendo atrações culturais e produtos de pequenos agricultores maranhenses assistidos pelo Programa Agropolos, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), e pelo Sistema de Agricultura Familiar.

Além da venda de produtos com preços acessíveis, a ‘Feirinha da Ponte’ deste domingo (29), recebe o tambor de crioula Pungar da Ilha, a partir das 9h30, e show da cantora maranhense Rosa Reis. A feirinha é resultado da união várias secretarias que oferece suporte para pequenos produtores, além de ofertar espaços para as artesãs da Funac e vendedores de lanches atendidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres).