Home Notícias Educação PAES conta com mais de 19 mil estudantes inscritos em SL para primeira etapa

PAES conta com mais de 19 mil estudantes inscritos em SL para primeira etapa

A Universidade Estadual do Maranhão realizará neste domingo (22) a primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2018. Para o próximo ano, estão sendo ofertadas 3.879 vagas ao total, que serão distribuídas em todos os campi. Nesta edição, mais de 47 mil pessoas se inscreveram em todo o Maranhão. Somente na capital, há 19.273 mil candidatos disputando o PAES da UEMA, sendo a cidade com maior número de inscritos.

Os candidatos devem ficar atentos ao horário de realização das provas. Tanto nesta etapa quanto na próxima, as provas terão início às 13h e serão encerradas às 18h, no horário local. O candidato deve comparecer ao lugar que fará sua prova com, no mínimo, 1 hora de antecedência, portando documento de identificação original com foto. Os portões serão abertos às 12h.

No momento da prova, deve ser apresentado um documento que identifique o candidato, podendo ser cédula de identidade (RG), expedida pela Secretaria de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

A primeira prova do PAES 2018 é constituída de 60 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. Os conteúdos abordados nesta etapa abrangerão as seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O processo seletivo do PAES 2018 será realizado nos seguintes campi da UEMA: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Zé Doca, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Pinheiro, Presidente Dutra e Coroatá e nos campi da UEMASUL: Imperatriz e Açailândia.

Segunda etapa

A segunda prova do PAES 2018 acontecerá dia 26 de novembro de 2017. Só poderá participar dessa etapa do vestibular o candidato que estiver incluído até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro e campus da UEMA e da UEMASUL.

A lista com o nome dos candidatos convocados para a segunda etapa do PAES 2018 será divulgada dia 14 de novembro de 2017.

Na segunda etapa, a prova será constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.