Home Maranhão Imperatriz Estudar em bibliotecas é opção para concurseiros e vestibulandos

Estudar em bibliotecas é opção para concurseiros e vestibulandos

Estudar em bibliotecas é opção para concurseiros e vestibulandos

Com quatro editais de concursos abertos para Maranhão, a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM e os vestibulares na iminência de acontecerem, a frequências nas bibliotecas da cidade aumentaram visivelmente.

Segundo o bibliotecário Valdemy Leite, que trabalha na biblioteca da UFMA/Centro, os frequentadores nesse espaço diariamente quase dobraram nos últimos dois meses.

O estudante Eduardo Pinheiro todos os dias está na biblioteca da UFMA/Centro estudando para o concurso da PM – MA e considera a atividade prazerosa. “A biblioteca oferece um aprendizado que em casa não é possível,” afirma Eduardo.

Há também os que preferem não perder tempo e aproveitam a noite para ir de encontro aos livros, como é o caso de Mateus Bezerra, que veio da cidade de Grajaú- MA para tentar ingressar no ensino superior; ele conta que todas as noites está no farol da educação, segundo ele “estudando para o vestibular e garantir sua vaga no curso de medicina”.

Atualmente, as bibliotecas estão se preocupando em atingir grupos cada vez mais diversos, como forma de inclusão social a Biblioteca Pública Municipal de Imperatriz, possui entre 27 mil livros de seu acervo, exemplares em braile para estudantes cegos.  Sendo a única na cidade que disponibiliza esse tipo de material.

Em Imperatriz, os interessados podem estudar nas bibliotecas das universidades públicas e particulares, no farol da educação, academia de letras e na própria biblioteca municipal.  Com exceção das duas últimas, todas estão abertas entre as 08 da manhã ás 9 da noite, com acesso gratuito.