Home Esporte 6º Campeonato Maranhense de Kitesurf começa neste sábado

6º Campeonato Maranhense de Kitesurf começa neste sábado

6º Campeonato Maranhense de Kitesurf começa neste sábado

Neste fim de semana começa a 6ª edição do Campeonato Maranhense de Kitesurf. A primeira etapa da competição acontece neste sábado (21) e domingo (22), e as demais etapas do evento ocorrerão nos dias 25 e 26 de novembro e 9 e 10 de dezembro.

Serão disputas de quatro downwinds, cerca de 12 regatas do grupo masculino e oito regatas do grupo feminino, que agitarão as praias maranhenses. A novidade deste ano na competição é o Twin Tip Race, do qual participarão apenas os 10 melhores colocados de cada categoria. O TTRace é um slalom com obstáculos, modalidade incluída nos jogos mundiais da Juventude.

Outra novidade é o número limitado de atletas: serão 114 participantes, sendo que apenas os 10 melhores das 5 categorias irão participar da Golden Race, a maratona que definirá o Rei e a Rainha da praia. Para participar do 6º Campeonato Maranhense de Kitesurf, basta se inscrever neste site. As inscrições podem ser feitas até às 16h desta sexta-feira (20) ou até completar o número total de vagas.

Como medida de segurança, o Corpo de Bombeiros estará presente durante a realização das provas. Além disso, todas as largadas e chegadas das regatas serão embarcadas e será obrigatório o uso do colete e do leash de segurança das pipas.

O evento é promovido pela Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA) e conta com o apoio do Governo do Estado.

O esporte

O kitesurf é um esporte no qual a pessoa desliza sobre a água em uma pranchinha, sendo puxado pelo kite (pipa em inglês), que funciona como uma asa impulsionada pelo vento. Uma das modalidades é o Downwind, uma corrida a favor do vento, que nesta sexta edição do Campeonato Maranhense de Kitesurf terá  largada na praia do Olho d’-Água, na OKP, em direção à praia de São Marcos, como portal de chegada em frente à barraca Milhas; Outra modalidade é a Regata Bidirecional, uma corrida em circuito, contra e a favor do vento.

Programação Completa

Dia 21/10 – Sábado

Atletas devem estar à disposição da comissão de Regata às 10h na OKP (Olho D´Água)

DW largada na OKP e chegada na barraca Milhas, na Litorânea

Regata bidirecional

Aproximadamente às 12h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina

 

Dia 22/10 – Domingo

Atletas devem estar à disposição da comissão de Regata às 10h na OKP

DW largada na OKP (Olho D´Água), chegada na barraca Milhas, na Litorânea

Regata bidirecional

Aproximadamente às 12h30

Milhas Litorânea

– Até 3 regatas masculina

– Até 2 regatas feminina