Home Cultura Feirinha traz cultura e artesanato para o Desterro

Feirinha traz cultura e artesanato para o Desterro

Feirinha traz cultura e artesanato para o Desterro

O Café Cuxá, localizado no bairro do Desterro, foi inaugurado no início de setembro e já promove a sua “I Feirinha Criativa” com o objetivo de  democratizar o acesso à cultura e ao artesanato maranhense, promover a preservação do espaço público, fortalecer a economia local das pequenas artesãs e cozinheiras e, ainda,   levar atividades de cultura e lazer pra comunidade.

A feira vai contar oficinas criativas, exposições, ações sociais de preservação patrimonial, espetáculos artísticos, atividades socioeducativas e muito mais. É  também uma forma de estimular o turismo e movimentar de forma sustentável o bairro do Desterro que é um dos mais antigos bairros da capital e faz parte do conjunto arquitetônico tombado pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade.

O Desterro abriga importantes construções como a Igreja do Desterro e o Convento das Mercês, mas apesar de abrigar esses prédios históricos tão importantes a comunidade do entorno é muito carente de serviços públicos de qualidade que possam consolidar a área como roteiro turístico. A população vive em situação de vulnerabilidade social, o bairro ainda tem uma forte relação com a rota do crack e também com pontos de prostituição, levando o lugar a sofrer grande preconceito da sociedade, afastando os turistas e os próprios moradores da ilha, dificultando o comércio de produtos produzidos pela comunidade.

Neste sentido, A “I Feirinha Criativa Café Cuxá”, a partir de sua capacidade de movimentar a região de uma forma inovadora, surge como uma oportunidade de agregar valores positivos à comunidade, estimulando as atividades comerciais, sociais, culturais e educativas, podendo impactar com a revitalização social e patrimonial da região, utilizando a arte a cultura como instrumentos de transformação social.

Café Cuxá – Desterro