Home Cultura Dia das crianças: 12 museus maranhenses estarão abertos durante o feriado

Dia das crianças: 12 museus maranhenses estarão abertos durante o feriado

Dia das crianças: 12 museus maranhenses estarão abertos durante o feriado

Diversificando a programação do Dia das Crianças, nesta quinta-feira (12), diferentes museus em São Luís estarão abertos para receber visitantes, a partir das 9h. A começar pelo Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, que é dividido em dois andares e conta com a parte de Paleontologia, onde se encontram réplicas de dinossauros, fósseis e espécies da pré-história do Maranhão. Já o segundo andar conta com peças de cerâmicas, artefatos pré-coloniais, objetos de usos dos povos indígenas. Outra atração do local é o espaço interativo que utiliza diversos recursos tecnológicos para contar a história das etnias que originaram o povo maranhense.

Outro programa para levar a família e conhecer um pouco mais da história e cultura do Maranhão são os museus Histórico e Artístico, Arte Sacra, Palácio dos Leões e Convento das Mercês, casas que oferecem  exposições e mostras permanentes apresentando ao visitante diversas coleções de mobiliário, pintura, escultura, documentos, fotografias e gravuras. Para ter acesso a um grande acervo das mais variadas expressões da cultura popular e da produção maranhense, é possível visitar também espaços como Centro de Cultura Popular, Museu Casa de Nhozinho e Casa do Maranhão.

O Museu Casa de Nhozinho, para celebrar o Dia das Crianças acrescentou à sua programação do fim de semana o projeto “Brinquedos e brincadeiras populares: A arte de brincar no Maranhão”. Além de visitações à exposição permanente “Brinquedos populares no Maranhão”, serão realizadas atividades educativas com brinquedos e  brincadeiras antigas, contações de histórias, rodas de cantigas e cinema.

Forte Santo Antônio

A mais nova casa de cultura do Maranhão, o Forte Santo Antônio, próximo ao Espigão da Ponta D’areia, em São Luís, também é uma opção de lazer para o feriado.

No local, o visitante pode conhecer o Museu de Embarcações e exposição com 18 tipos de embarcações tipicamente maranhenses por meio de maquetes que reproduzem em escala o original. Diferenciadas de outras pela originalidade de suas formas, as embarcações maranhenses tradicionais fazem parte do patrimônio cultural da cidade. Outra atração do Forte são os canhões originários da França e instalados no século XIX. Tanto os canhões como a estrutura original que sustentava o farol foram inteiramente restaurados.

Museu de Alcântara

No Museu Casa Histórica de Alcântara acontece uma programação especial no feriado. Contação de histórias, visitações e jogos culturais vão movimentar o dia das crianças. Outra atração será o ‘Circuito da Diversão’, com jogos da memória para estimular a concentração, jogos de adivinhação, jogos do balão, amarelinha e o jogo do pote que tem como finalidade estimular a percepção e avaliar a atenção da criança na visita pelo museu.

No museu Casa do Divino, também haverá contação de histórias para ampliar o imaginário da criançada. O espaço ainda oferecerá oficinas de desenho e um momento de interação envolvendo música e dança.