Home Brasil Golpe no WhatsApp promete liberação de 14º salário

Golpe no WhatsApp promete liberação de 14º salário

Golpe no WhatsApp promete liberação de 14º salário

Uma mensagem falsa que circulou pelo aplicativo WhatsApp e anunciava a liberação de um 14º salário a ser pago pela Caixa Econômica Federal pegou mais de 350 mil brasileiros em um golpe. Além de negar a veracidade das informações, a Caixa reforçou, nessa segunda-feira (9), que não distribui informações pelo seu aplicativo de mensagens. De acordo com a instituição, orientações de segurança estão publicadas em seu portal da internet e em suas agências com o objetivo de alertar clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos ou por telefone.

O objetivo dos criminosos, por meio de mensagens como esta, é infectar telefones para que eles possam aplicar, mais tarde, golpes financeiros. A fraude ocorre quando a pessoa recebe um link por WhatsApp que diz que para sacar um suposto 14º salário, é necessário que ela compartilhe o link com dez amigos ou dez grupos de conversa via WhatsApp. No meio desse golpe, o usuário autoriza o envio de notificações para o celular.

Para evitar situações como esta, a Caixa orienta que, em caso de recebimento de mensagens sugerindo prêmios ou pagamentos, o cliente deve verificar antes de clicar no link, pode ser uma tentativa de fraude. A instituição explica ainda que, em casos de dúvidas, os clientes têm a sua disposição os canais de atendimento ao cliente Caixa, como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências.