Home Maranhão São Luís Maré de sizígia é registrada novamente em São Luís

Maré de sizígia é registrada novamente em São Luís

Maré de sizígia é registrada novamente em São Luís

Ventos fortes e a maré alta durante o período da noite tem chamado a atenção de quem mora na Ilha de São Luís. Mas tudo isso tem explicação: é o fenômeno conhecido como maré de sizígia.

Ela ocorre quando o sol e a lua estão alinhados em relação à terra. A atração da gravidade entre os dois astros se somam, o que aumenta a amplitude das marés. Apesar do fenômeno ocorrer durante todos os meses, o fato de estarmos na lua cheia favorece ainda mais a formação das grandes ondas.

O Maranhão tem a maior variação de marés do Brasil e durante a maré alta a extensão de areia some, enquanto na baixa essa extensão pode chegar até 2 km até o mar.

As fortes ondas podem provar danos as estruturas localizadas na orla da região metropolitana. Segundo o professor de Oceanografia, Antonio Carlos Leal, os aterros hidráulicos, construções irregulares e a retirada das dunas contribuem para o processo de erosão, provocando um potencial da maré mais intenso e destrutivo.

Neste sábado (07), às 19h58 a maré chega a uma amplitude maior de 6, 4m. No domingo (08), atinge a altura de 6,3m, às 21h38.