Home Maranhão Imperatriz Conselho Tutelar faz alerta contra abusos sexuais

Conselho Tutelar faz alerta contra abusos sexuais

Conselho Tutelar faz alerta contra abusos sexuais

O Conselho Tutelar faz alerta à pais e familiares de vítimas de abuso sexual a buscarem ajuda e denunciarem crime às autoridades.  Em setembro, a irmã do pedreiro Erlam Lima da Silva, 41 anos, o denunciou por encontrar vídeos e fotos de crianças em seu celular. Ele foi preso sob acusação de abuso sexual contra menores. No mesmo mês, o radialista Renald Café foi preso por suspeita de ato libidinoso contra uma criança de 11 anos.

O conselheiro tutelar Cleon Alves, comenta que é importante não se calar em situações como essa. “É muito importante passar essa informação para a sociedade em geral. Muitas vezes em nosso meio, não percebemos o que está acontecendo com os nossos filhos. Então precisamos sempre aumentar a vigilância neles”.

Alves ainda esclarece que “quando essas situações vierem a acontecer não se guarde, é importante que denuncie, não tenha medo. Você pode estar sendo vítima, mas também outras pessoas então sendo. No momento em que se denuncia, acaba evitando que esse mal se perpetue”, finaliza o conselheiro.

Em 2015, o conselho da área I atendeu 690 casos, já no ano de 2016 foram 583 atendidos. De acordo com a conselheira Viviana Oliveira, em relação aos números do ano passado, 207 apresentou um aumento significativo de casos. “Desde quando a gente fez um consentimento que façam denúncias, do ano passado para esse ano aumentou muito o número de denúncias”.

Mesmo com a alta no número de denúncias, a conselheira explica que “foi de uma forma positiva, porque assim a gente pode punir as pessoas que fazem esse ato. E podemos estar ajudando a família pra enfrentar esse medo que elas ficam”, afirma Viviane.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 e nos conselhos tutelares pelo telefone (99) 99204-0155 – para a área I e (99) 99131-8336 para a área II.