Home Maranhão Pinheiro Alunas da UFMA fraudam certificado para cursarem medicina no MA

Alunas da UFMA fraudam certificado para cursarem medicina no MA

Alunas da UFMA fraudam certificado para cursarem medicina no MA

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) identificou fraudes nas matrículas de cinco alunas, no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, no campus de Pinheiro, a aproximadamente 84 km de São Luís. As alunas, cujos nomes não foram divulgados, tiveram as matrículas canceladas da universidade ou saíram de forma voluntária do curso.

FRAUDE

Segundo o MPF, as alunas cursaram o ensino médio em instituições particulares. No entanto, no ato da matrícula, elas apresentaram certificados falsos como se tivessem estudado em escolas públicas, para que fossem beneficiadas pelas cotas destinadas a estudantes das escolas que compõem a rede pública.

Para o procurador da República, Juraci Guimarães Júnior,  a política de cotas existente no Brasil é importante para reduzir desigualdades. “É indispensável que a política de cotas atenda rigorosamente as regras legais estabelecidas, sob pena de provocar mais distorções do que aquela que se busca combater,” declarou.

Além da recomendação à Ufma, o MPF recomendou ao secretário de Educação do Maranhão e ao diretor do Ifma (Instituto Federal do Maranhão) que façam cumprir rigorosamente os requisitos para emissão de certificados de conclusão do ensino médio com base nos resultados do Enem e ainda enfatizou a necessidade de que a Secretaria de Estado da Educação ateste que os alunos não tenham cursado anteriormente o ensino médio em instituição privada.

MA10 aguarda posicionamento da Universidade Federal do Maranhão.