Home Cultura Semana de Cultura Popular do MA inicia em Alcântara e São Luís

Semana de Cultura Popular do MA inicia em Alcântara e São Luís

Semana de Cultura Popular do MA inicia em Alcântara e São Luís

A Semana de Cultura Popular do Maranhão, que este ano comemora os 35 anos de fundação do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira, filho,  começa nesta terça-feira (26), com uma vasta programação realizada em casas de cultura de São Luís e Alcântara. A realização é do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Até sexta-feira (29), nos quatro dias de evento, serão realizados debates, rodas de conversa, exposições, oficinas e exibição de documentários. A novidade é a apresentação de trabalhos acadêmicos, momento em que pesquisadores discutem a cultura popular com a sociedade.

A programação acontece no Centro de Cultura Popular e Casa do Maranhão, em São Luís, e no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino em Alcântara. As oficinas serão realizadas na Casa da Festa, que fica no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, sempre de 9h às 12h e das 14h às 17h. Estão previstas as oficinas de Biojóias (quarta-feira, 27), Cerâmica (quinta-feira, 28), Arte e Artesanato Popular e Objetos Reciclados (sexta-feira, 29) /09).

Alcântara

Já no município de Alcântara, irão ocorrer rodas de conversas com caixeiras, bandeirinhas e outros festeiros da Festa do Divino Espírito Santo. Além da palestra ‘O Artesanato da Fibra de Buriti e o Barro de Itamatatiua’ com a pesquisadora Nildelea Araújo Morais. Entre outras atividades como: exposição e visita guiada à Casa do Divino; e exibição do documentário ‘Antônio de Coló, o Divino Artista’. A programação acontece no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino, Praça da Matriz, Centro da cidade.