Home Maranhão Câmara homenageia 35 anos de fundação da UEMA

Câmara homenageia 35 anos de fundação da UEMA

Câmara homenageia 35 anos de fundação da UEMA

Os 35 anos de fundação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram comemorados nesta terça-feira (19) em sessão solene da Câmara dos Deputados.

A sessão foi solicitada pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que destacou a importância do político e professor João Castelo na implantação da Uema.

O atual reitor da Uema, Gustavo Costa, discursou na casa e  comemorou a Universidade Estadual do Maranhão. “Hoje foi daqueles dias em que deu muito ORGULHO DE SER UEMA. O povo brasileiro, representado pela Câmara Federal, reconheceu nosso trabalho”, disse ele em seu perfil da rede social twitter.  

Discursaram ainda os deputados Cleber Verde (PRB), Hildo Rocha (PMDB), Rubens Pereira Jr. (PC do B), José Reinaldo (PSB), Pedro Fernandes (PTB), Luana Costa (PSB ) e Zé Carlos (PT).

Em 1972, foi criada a Federação das Escolas Superiores do Maranhão (Fesm), que passou a coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do estado, como as escolas de administração, engenharia civil e agronomia.

“João Castelo teve fundamental importância para a educação no estado. No seu governo, há 35 anos, transformou a Fesm em Uema, por meio da Lei 4.400/81”, disse. O atual reitor da universidade, Gustavo Pereira Costa, ressaltou a importância da agregação das unidades de ensino superior.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou as áreas abrangidas pela instituição. “A Uema promove o ensino de graduação e pós-graduação, de ensino técnico e de cursos com qualificações profissionais. Além disso, preocupa-se com a difusão do conhecimento e a produção de novas tecnologias”, disse.

 

 

Delegação da UEMA foi recebida na Câmara dos Deputados.