Home Esporte Rally nos Lençóis: atletas de kitesurf se preparam para velejar 65 km

Rally nos Lençóis: atletas de kitesurf se preparam para velejar 65 km

Rally nos Lençóis: atletas de kitesurf se preparam para velejar 65 km

Um dos eventos mais radicais e belos de kitesurf do mundo está de volta aos Lençóis Maranhenses. Neste sábado (16), as dunas e águas cristalinas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses receberão 40 atletas para a segunda edição do Red Bull Rally dos Ventos. Com largada prevista para a s 10h (horário local), o percurso terá 65 km até a linha de chegada – cerca de 50 km a mais do que na primeira edição do evento.

Em formato de rally, a prova tem uma regra bastante simples: ganha quem chegar primeiro. No entanto, bons desafios aparecerão no caminho, principalmente porque os atletas estão acostumados a velejar somente na água, mas, nos Lençóis, precisarão também encarar longos trechos de areia – seja com a prancha no pé ou não. Cada um terá que traçar sua própria estratégia para unir velocidade e habilidade para cruzar a linha de chegada o mais rápido possível.

No total, serão 10 mulheres e 30 homens, que terão que atravessar um percurso de 65 km. Entre eles, estão grandes nomes da modalidade, como os campeões mundiais Carlos Mário “Bebê” e Bruna Kajiya; e Alex Neto, vencedor do Red Bull Rally dos Ventos 2014. Eles percorrerão um trecho por praia, saindo da região de Atins, e completarão a prova dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses até chegarem na região de Santo Amaro.

 

Além deles, outros 37 atletas de norte ao sul do Brasil, cheios de história e ansiosos para competir já estão preparados para o evento. Há quem já tenha feito uma expedição de kite nas geleiras da Islândia; estudante de Direito que abriu mão da faculdade para se dedicar ao esporte; atleta da Espanha que, de passagem pelo Brasil, se apaixonou pelo kitesurf e pelo País e por aqui ficou; entre outros.