Home Maranhão Imperatriz Crise hídrica afeta abastecimento de água em alguns bairros

Crise hídrica afeta abastecimento de água em alguns bairros

Crise hídrica afeta abastecimento de água em alguns bairros

Moradores do bairro Vila Macedo sofrem há três meses por falta de água, em Imperatriz. Segundo eles, o problema já é velho e dura quase 20 anos, mas nos últimos 90 dias, a situação já está insuportável. “Sem água direto. Estou comprando água pra cozinhar”, diz morador, o aposentado Salustiano Pereira.

O rio Tocantins está em níveis críticos de volume de água, e o abastecimento de Imperatriz já está ameaçado. Caso continue nesse ritmo, a previsão é de que em outubro não tenha água para ser captada. A previsão é que só tenha chuva na cabeceira do rio no mês de novembro.

Este é mais um dos bairros em que a população já sofre com a crise hídrica na cidade. Nos bairros Santo Amaro e Sol Nascente, os moradores lutam na tentativa de reservar a água, assim como na Vila Macedo, e ficam acordados durante a madrugada para encher os tanques.

“Aqui está ruim, tem que procurar água em outros bairros, pra tomar banho, beber água e fazer comida. É outro gasto, os talões chegam todo mês e não tem água”, relata o auxiliar de entrega, Akássio Fernandes.

Outro morador, José Alves, conta que a única solução que teve foi a construção de um poço em seu quintal:

“Há mais de três meses estamos com esse problema. Antes a gente esperava a água chegar à noite e passava até umas horas sem dormir, e ela vinha. Quando amanhecia, as vasilhas estavam cheias. Agora, nos últimos três meses nem isso vem. Se não fosse um poço que tenho dentro de casa, estava ferrado e já tinha até me mudado”, diz Alves.