Home Maranhão Cônsul dos Estados Unidos visita Maranhão

Cônsul dos Estados Unidos visita Maranhão

Cônsul dos Estados Unidos visita Maranhão

O novo cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett, natural do estado americano da Califórnia, visitou pela primeira vez o Maranhão nesta quarta-feira (13), onde foi recebido na a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), pelo presidente Edilson Baldez das Neves e membros da diretoria da Federação. A economia maranhense e do Nordeste e as oportunidades de negócio entre o país norte americano e o Estado do Maranhão foram as principais pautas do encontro, que teve como principal objetivo ampliar negócios entre o Estado e os EUA, que respondeu por 16,39% das exportações do Estado no ano passado.

Na visita, o cônsul conheceu as oportunidades para investir no Maranhão, assim como as potencialidades e as indústrias já instaladas no Estado, em diversos setores. Também foram lembrados durante a visita o Porto do Itaqui e o corredor Centro-Norte, assim como a exploração de gás natural, a geração de energia da Eneva e a logística para escoamento da produção.

“Fiquei muito impressionado com a cidade, uma história rica, a diversidade das pessoas e, principalmente, com o que existe aqui. Há muito potencial, tem agricultura, tem energias renováveis, tem indústria”, afirmou o cônsul, que presenteou o presidente da FIEMA com a moeda de comemoração dos 200 anos do Consulado dos EUA no Brasil.

Participam da reunião os membros da diretoria da Federação Celso Gonçalo de Sousa, vice-presidente da FIEMA e presidente do Conselho de Micro e Pequena Empresa, Alexandre Rodrigues Ataíde, diretor da FIEMA, Pedro Robson Holanda da Costa, diretor da FIEMA e presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação, Luiz Fernando Coimbra Renner, diretor da FIEMA e presidente do Conselho de Política Industrial, Albertino Leal de Barros Filho, superintendente da FIEMA e José Henrique Braga Polary, Coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA. Também estiveram presentes os empresários Jailson Macedo Luz, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Dorgival Ferreira Pereira, gerente de Relações Institucionais da Vale e Marco Túlio Rodrigues, gerente de Relações Institucionais da Eneva.

Cônsul

John Barrett é diplomata de carreira do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Assumiu a função de Cônsul Geral no Recife em julho de 2017. Durante o período de 2015 a 2017, John trabalhou em Washington D.C. servindo como oficial sênior responsável pelo suporte à relação bilateral EUA-Filipinas. Ele tem experiência prévia no Brasil, tendo servido na Embaixada dos EUA em Brasília entre os anos de 2008 e 2011.