Home Maranhão São Luís Iniciada Campanha Nacional de Multivacinação em São Luís

Iniciada Campanha Nacional de Multivacinação em São Luís

Iniciada Campanha Nacional de Multivacinação em São Luís

Foi iniciada em São Luís nesta segunda-feira (11), a Campanha Nacional de Multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos são o público-alvo da campanha, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação e sensibilizar para a importância de manter em dia este calendário.

Foram disponibilizadas doses em todas as 63 unidades de saúde do município, que vão funcionar das 8h às 17h. A campanha conta com um total de 14 vacinas e prossegue até dia 22 de setembro. O Dia ‘D’ será sábado (16).

Na lista de vacinas disponíveis consta: BCG, Hepatite B, VIP (Vacina Inativada da Poliomielite), VOPb (Vacina Oral da Poliomielite Bivalente), rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A, e varicela (para crianças menores de sete anos); Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV e varicela.

No caso da HPV, devem vacinar meninas a partir dos nove anos e meninos, a partir dos 11 anos. Quem já tomou a primeira dose, deve estar com intervalo de seis meses para que possa tomar a segunda dose, explica a coordenadora de Enfermagem do Centro de Saúde Paulo Ramos, Rita de Cássia Carneiro.

No sábado (16), a campanha se intensifica com as ações do Dia ‘D’. Todos os 63 postos estarão abertos à comunidade disponibilizando os 14 tipos de vacina.