Os caminhões que passam pela rua Beta, no bairro Bacuri, em Imperatriz, têm prejudicado os moradores do local. A poeira que os caminhões levantam não é um problema que prejudica só a saúde destes moradores, mas também suja os móveis de suas casas e até prejudica um lazer que muitos apreciam: sentar na porta de casa.
Na rua, o asfalto já está extraviado e os caminhões passam constantemente. Os moradores há anos sofrem com a poeira que fica no asfalto por conta desse transporte. A Beta é uma das principais ruas utilizadas pelos caçambeiros. O intenso fluxo de caçambas deixa vários buracos na via.
Segundo os moradores, após uma obra feita para corrigir problemas causados pela obstrução da rede de esgoto, o quarteirão ficou sem pavimentação, tornando o tráfego de veículos mais difícil.
“Tem mais de ano que a gente tá sofrendo, é quebrando e arrumando. Como é que a gente vai economizar água com uma poeira dessas aqui?”, reclama a dona de casa, Maria Helena. Segundo a moradora do bairro, manter a casa limpa é uma tarefa difícil, já que a poeira da rua entra em sua residência.
Maria ainda conta que outro morador tem problema cardiovascular e devido à poeira, a sua saúde tem piorado. “É a poeira que tá causando isso aí. Aqui não pode abrir a porta que é engolindo poeira todo dia”.
“Queremos que arrumem nossa rua porque nós merecemos, temos a necessidade. As crianças vivem com febre, dor de cabeça e problema de garganta. É tudo de ruim. Aqui nessa rua tinha um asfalto e eles quebraram há mais de um ano”, diz outra moradora, Maria do Carmo.
A produção do MA10 solicitou nota à Prefeitura sobre o problema e está no aguardo de um posicionamento.