HomeNotíciasSaúde Inaugurada nova sede da central de doação de órgãos

Inaugurada nova sede da central de doação de órgãos

Nesta segunda-feira (11), está sendo inaugurada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) a nova sede da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNCDO/MA), no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.

A Central recebe as notificações de óbitos e suspeita de morte encefálica de todos os hospitais no estado. O gerenciamento dessas informações possibilita a captação e distribuição dos órgãos para transplante. Já a realização da cirurgia só pode ser realizada pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), unidade habilitada para realização deste tipo de procedimento.

Na ocasião, será realizado, ainda, o lançamento da programação alusiva ao Setembro Verde, mobilização nacional de incentivo a doação de órgãos. Entre as atividades planejadas, estão a realização de palestras sobre mitos e verdades sobre a doação de órgãos, caminhada na Avenida Litorânea e até aula de Zumba.

A SES está comemorando, ainda, a publicação da portaria que credencia o Maranhão em três novas modalidades de transplantes (coração, fígado e tecido ósseo) para pacientes na fila de espera do Hospital Universitário.

Desde 2000 até agosto de 2017, o estado realizou 571 transplantes renais e 1.533 de córnea. Ainda assim, no Maranhão, existe uma lista de espera de córneas com 702 pacientes e de rim com 213 pessoas. Dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT-ABTO), em 2016, apontou taxa negativa familiar de 63% para doação de órgãos e tecidos, muito abaixo das necessidades locais.

Programação

Dia 12 – Sensibilização sobre a importância da doação na UPA da Cidade Operária
Dia 13 – Audiência na Assembleia Legislativa do Maranhão
Dia 16- Mobilização no Tropical Shopping e palestra sobre mitos e verdades sobre a doação de órgãos (Faculdade IESF)
Dia 17 – Blitz na Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite
Dia 19 – Palestra “Mitos e verdades sobre a doação de órgãos” (Faculdade Mauricio de Nassau)
Dia 20 – Mobilização no Shopping Pátio Norte
Dia 21 – Mobilização no Shopping da Ilha
Dia 22 – Palestra sobre “Mitos e verdades sobre a doação de órgãos” (Faculdade Estácio)
Dia 23 – Caminhada na Avenida Litorânea
Dia 30 – Aula de Zumba na Reserva do Itapiracó