Home Notícias Mundo Iema e Agência Espacial Brasileira desenvolvem projeto de nanossatélites

Iema e Agência Espacial Brasileira desenvolvem projeto de nanossatélites

Iema e Agência Espacial Brasileira desenvolvem projeto de nanossatélites

O  Intitulado ‘IEMA Sat’, o projeto do governo é uma cooperação entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A parceria foi alinhada durante reunião ocorrida essa semana entre o reitor do Instituto, Jhonatan Almada; o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel Veras; e o coordenador de Pesquisas da AEB, Rodrigo Leonardi.

A AEB, além de formular, coordenar e executar a política espacial brasileira, desenvolve projetos educacionais para popularizar o estudo do espaço e sua relação com a educação.
Por meio da parceria, a Agência se utilizará dos métodos educacionais para capacitar o IEMA por meio de oficinas, palestras e seminários sobre o estudo do espaço.

Quando finalizada a capacitação, alunos e professores poderão construir o projeto nanossatélite ‘IEMA Sat’. O reitor Jhonatan Almada conta detalhes sobre o treinamento de professores.

“Na reunião, além de firmar parceria, foi acordado que o evento de capacitação deverá acontecer entre setembro e outubro, para que possamos iniciar o projeto para construção do IEMA Sat, bem como sua missão”, explica.

Saiba mais

Com peso entre 1 e 5 quilos, os nanossatélites têm diversos tipos de aplicações. Em geral, são usados para sensoriamento remoto da superfície terrestre, por meio de fotografias de alta resolução, para a coleta de dados meteorológicos e hidrográficos, na medição do desmatamento, das irradiações atmosféricas e outros tipos de experiências científicas.