Home Cultura Forte de Santo Antônio da Barra será reinaugurado nesta sexta-feira em São Luís

Forte de Santo Antônio da Barra será reinaugurado nesta sexta-feira em São Luís

Forte de Santo Antônio da Barra será reinaugurado nesta sexta-feira em São Luís

Construído na área da Praia da Ponta d’Areia, em São Luís, para defender o Maranhão de ataques pelo mar, o Forte Santo Antônio está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. No local será instalado um museu de embarcações tradicionais maranhenses, com área de exposição, livraria, cafeteria e auditório. Com o investimento de R$ 2,7 milhões, será mais um atrativo turístico e espaço de lazer para o maranhense.

Ao vistoriar a revitalização do imóvel, o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto disse que valorizar a memória é uma forma de respeitar valores e princípios. “Como historiador, imagina a minha alegria em participar da realização desse serviço em uma cidade histórica. Com essa obra, nós, maranhenses, e pessoas que nos visitam vão compreender melhor a nossa história e a formação do Maranhão”.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) está executando o projeto de revitalização do forte que foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Depois da conclusão, o espaço será administrado pela Secretária de Estado de Turismo (Sectur).

Exemplar único da arquitetura militar do Maranhão, o forte tem a forma arredondada que era utilizada como estratégia de vigilância e contra-ataques rápidos. Sua estrutura é composta por dois prédios e uma muralha. Tem 13 dos 22 canhões que eram utilizados na defesa da cidade de São Luís contra invasores. Com as obras, os canhões serão recolocados nas ameias, que, na arquitetura militar, é a abertura, no parapeito das muralhas, por onde os defensores visavam o inimigo.

Os prédios maiores já tiveram as estruturas elétricas e hidráulicas reformadas com banheiros prontos e adequadas para uso dos visitantes e o telhado refeito. A fortaleza irá ganhar mais imponência com a iluminação indireta valorizando a construção original.

Os serviços nas áreas internas dos dois prédios estão em fase de acabamento do forro, das instalações das centrais de refrigeração e do piso em cerâmica com o tom de cimento queimado, mantendo a harmonia da estrutura original com sua referência rústica.

Na área externa, após o período chuvoso mais intenso, foram retomados os serviços de terraplanagem. A estrutura do farol, construída em Paris no sec. XIX está recebendo serviços de restauração. Toda área do entorno será urbanizada após a conclusão dos serviços de drenagem profunda. A última etapa da obra será a pintura geral do forte.

Para César Rafael, tradutor/Interprete de Libras da Ufma, que passeava na área do forte não sabia que a reforma estava acontecendo. “Me surpreendeu saber que o forte está sendo revitalizado e saber que, além disso, vai ter livraria e cafeteria, então vai ser um espaço onde vou poder trazer meus amigos, onde vou poder circular; isso me deixa muito feliz”.

Forte Santo Antônio

O Forte Santo Antônio, monumento da arquitetura militar, representativo da ocupação do território brasileiro, foi erguido no final do século XVII, na faixa de terra próxima ao canal de entrada da barra do porto de São Luís, antigamente chamada de Ponta de João Dias. Pela sua importância histórica, foi tombado pelo Iphan em 1975.