HomeMaranhãoSão Luís Procissão dos Orixás acontece nesta sexta-feira (8), em São Luís

Procissão dos Orixás acontece nesta sexta-feira (8), em São Luís

Procissão dos Orixás acontece nesta sexta-feira (8), em São Luís
Acontece nesta sexta-feira (8) a tradicional Procissão dos Orixás, realizada em comemoração aos 405 anos de São Luís. O evento deve reunir centenas de pessoas e representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana. A data também celebra a devoção a São Luís Rei de França.
A procissão é uma maneira de saudar ao santo que mantém vínculos de sincretismo com entidades dos cultos de matriz africanas em São Luís. A concentração começa às 17h30, na avenidade Pedro II, em frente à sede da Prefeitura de São Luís, com caminhada rumo à Igreja do Desterro.
Na ocasião, mães, pais e filhos de santo levam nos braços mais de 700 vasos brancos e azuis com água perfumada e decorados com flores brancas, vermelhas e amarelas.
CORTEJO

O cortejo tem início às 18h, conduzido pela comunidade umbandista. Serão entoados pontos, cantos e saudações aos Orixás. Um grupo de crianças irá à frente, representando a corte imperial do Divino Espírito Santo. Atrás, ícones de santos católicos que simbolizam a devoção às quatro divindades regedoras da proteção a São Luís:São Luís Rei de França, Iansã (Santa Bárbara), Oxum (Nossa Senhora da Conceição) e Oxóssi (São Sebastião).

A Procissão dos Orixás é promovida pela Federação de Umbanda do Estado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís como parte das atividades em comemoração aos 405 anos da cidade.