Home Cultura Evento homenageia centenário de Josué Montello

Evento homenageia centenário de Josué Montello

Evento homenageia centenário de Josué Montello

Na próxima segunda-feira (11), tem início mais uma comemoração ao centenário do escritor maranhense Josué Montello, com programação que se estende até o dia 15 deste mês. A iniciativa é da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Secretária de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), por meio da Casa de Cultura Josué Montello, e envolverá atividades com o apoio de diversos departamentos da universidade, entre eles os de Biblioteconomia, Comunicação Social, Geografia, História, Letras e Teatro.

A programação traz diferentes abordagens sobre a vida e obra do autor maranhense e conta com mesas-redondas, visitas guiadas, exibição de documentário, manifestações culturais, exposição bibliográfica e palestras. As atividades serão realizadas no Auditório Central da UFMA e em seu entorno. A diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Sousa, enfatiza que um dos focos da semana é relembrar o período de Josué Montello como reitor da UFMA e haverá, inclusive, uma exposição com esse tema. “Nosso público-alvo é comunidade acadêmica: docentes, discentes e alunos do ensino médio. Para além do que já se conhece sobre Josué Montello nós gostaríamos de apresentá-lo enquanto ex-reitor desta universidade”, declarou Joseane.

Há também um concurso artístico-literário lançado pela Secretária de Estado de Educação (Seduc) e pela Sectur, com inscrições até o dia 6 de novembro, para incentivar a produção dos estudantes do ensino médio da rede pública de ensino em redação, poesia, desenho e fotografia, sobre a vida e obra do escritor. Serão vários eventos ao longo do segundo semestre que trabalharão a vida e obra do maranhense, que podem ser conferidos por meio do site da Secretaria de Estado da Cultura.

Dino Cavalcante, professor do Departamento de Letras da UFMA, lembrou que o ato de criação da Universidade Federal do Maranhão foi assinado pelo próprio Josué Montello, em nome do ministro da Educação da época: “Portanto, nos registros do Conselho Federal de Educação, quem fez a proposta, primeiramente, foi uma bancada maranhense, mas dentro do conselho a ideia ganhou força com o escritor, em 1965”.

Dino ressaltou também o escritor como um dos maiores romancistas da história do Maranhão. “Em 1966, o ato de criação foi assinado pelo então governador e Josué Montello, além disso ele é um dos maiores romancistas maranhenses e reitor no começo da década de 70”, completou.

Centenário de Josué Montello

A Casa de Cultura Josué Montello está comemorando o centenário do conhecido escritor maranhense desde agosto, quando aconteceu a VII Semana Montelliana. O evento contou com exposições fotográficas, lançamento de livros, cordel e teatro, visitas guiadas, lançamento de selo comemorativo e outras palestras alusivas à obra de Montello.